11 de setembro de 2014

Saiba o que fazer quando uma baleia encalhar na praia

Saiba o que fazer quando uma baleia encalhar na praia

O primeiro passo é isolar a área e avisar as instituições competentes
Saiba o que fazer quando uma baleia encalhar na praia
Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

Você sabe o que fazer ao encontrar uma baleia encalhada na praia? A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (SC), Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalha com o Protocolo de Encalhes, que prevê uma série de ações para situações de encalhes de mamíferos marinhos.
Se você se deparar com uma situação assim, o primeiro passo é avisar as instituições responsáveis sobre o ocorrido com o maior número de informações, se possível com fotos, porque serão enviados profissionais para atuar no caso. "Também é importante sensibilizar a população de manter as distâncias necessárias", disse Luciana Moreira, chefe substituta da APA da Baleia Franca.
Animais domésticos, como cães e gatos, também precisam ficar longe do local. Além disso, não é bom ficar muito perto porque devido ao tamanho e peso da baleia pode ser perigoso. "Animais encalhados, vivos ou mortos, também podem transmitir doenças aos seres humanos", explicou a veterinária Cristiane Kolesnikovas, da Associação R3 Animal.
Baleia encalhada
Na última sexta-feira (29) um filhote de baleia franca, com aproximadamente dois meses de idade, encalhou e morreu na praia do Pantano do Sul, Município de Florianopolis (SC). O Protocolo de Encalhes foi acionado, fez a necropsia e colheu amostras de tecidos e ossos. A baleia tinha cinco metros de comprimento.
Este foi o primeiro encalhe de baleia franca registrado na Temporada 2014, mas o número está dentro da média dos últimos 12 anos, que é de dois casos por ano. "Através da análise das fotos, realizamos a comparação das calosidades em relação ao filhote que encalhou vivo em Laguna no início de agosto. A comparação indica que o filhote encalhado no Pantano do Sul não é o mesmo filhote que encalhou em Laguna", Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca.
Participaram da ação a APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Associação R3 Animal, instituições integrantes da Redes de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos. A Secretaria Municipal de Pesca e Maricultura e a COMCAP, ambas da Prefeitura de Florianópolis, apoiaram na cessão de maquinário para destinação final adequada do mamífero.

Outras informações sobre como ajudar
Em caso de animais vivos
- Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;
- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.
Proteja a sua saúde
- Evite respirar o ar expirado pelos animais;
- Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e causar ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores