FONTE: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/471637-UNIVERSIDADES-PODERAO-TER-DE-DISPONIBILIZAR-PRODUCAO-CIENTIFICA-NA-INTERNET.html
Arquivo/ Beto Oliveira
Iracema Portella: acesso a essa informação é indispensável para desenvolver a investigação científica.
As instituições federais de educação superior e de pesquisa poderão ter de disponibilizar, em formado digital, em site próprio, toda a produção científica de seus professores, pesquisadores e alunos. É o que prevê o Projeto de Lei 6702/13, apresentado pela deputada Iracema Portella (PP-PI).
De acordo com o projeto, a obrigatoriedade abrangerá, no mínimo, as dissertações e teses defendidas na instituição e artigos científicos, livros, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos pelos professores, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado.
Ainda conforme o texto, os repositórios digitais das diversas instituições serão integrados em rede, de acordo com normas estabelecidas pelo órgão federal de ciência, tecnologia e inovação responsável.
A deputada destaca que muitas universidades já mantêm repositórios institucionais digitais para a disseminação de sua produção científica e técnica, mas ainda não é uma prática consolidada em todo o País, e alguns são desatualizados. Segundo ela, a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), também é uma iniciativa nessa direção.
“O projeto pretende dar maior suporte normativo a essa atividade”, afirma. “O acesso a essa informação é indispensável para a formação de pessoal e para o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica no País”, complementa.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Edição – Marcos Rossi
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Nenhum comentário:
Postar um comentário