3 de julho de 2013

Fórum da ONU discute papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento


Fórum da ONU discute papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento


Embaixador Néstor Odorio, presidente do ECOSOC, fala na abertura do segmento de alto nível do Conselho. Foto: ONU/Anne-Laure Lechat

Embaixador Néstor Odorio, presidente do ECOSOC, fala na abertura do segmento de alto nível do Conselho. Foto: ONU/Anne-Laure Lechat

Inovações em ciência e tecnologia serão fundamentais para enfrentar os desafios globais de reduzir a pobreza e assegurar o desenvolvimento sustentável, ressaltaram funcionários de alto escalão das Nações Unidas, iniciando a sessão anual[1] do Conselho Econômico e Social (ECOSOC[2]). O evento que começou esta semana ocorre em Genebra até o próximo dia 26 de julho.

“Ciência, tecnologia, inovação e cultura podem afetar significativamente cada uma das três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental”, disse[3] o presidente do ECOSOC, o embaixador Néstor Osorio, na abertura do segmento de alto nível da sessão do principal fórum da ONU deste ano para a discussão de questões econômicas e sociais globais.

“No campo do desenvolvimento, apesar de nosso progresso, ainda existem mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza. E hoje muitos, se não a maioria, vão para a cama com fome”, disse Osorio.

“Isso levanta a questão: como pode a inteligência, a criatividade e a energia do mundo ser estimulada e aproveitada para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento de hoje?”, acrescentou.

A necessidade de inovação é clara, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes. “Todo o sucesso do desenvolvimento tem atraído em grande escala a absorção do conhecimento, tecnologia e ideias e tem os adaptado às condições locais. Uma estratégia de desenvolvimento bem-sucedida deve construir capacidades de inovação que enfrentam os desafios locais e fomentam o crescimento.”

Vuk Jeremić, presidente da Assembleia Geral da ONU, disse que uma Assembleia Geral revitalizada e um ECOSOC reformado podem levar a ONU a colocar o mundo num caminho mais justo, próspero e ambientalmente saudável.

"Os jovens merecem atenção especial e apoio”, disse Ban. “Sua paixão, criatividade, energia e inovação vão ajudar a trazer novas soluções para velhos problemas.”
Notas:
  1. sessão anual: http://www.un.org/en/ecosoc/substantive2013/index.shtml
  2. ECOSOC: http://www.un.org/en/ecosoc/
  3. disse: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=45309&Cr=development&Cr1=#.UdHfxztwrzZ
Link permanente: http://www.onu.org.br/forum-da-onu-discute-papel-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-para-o-desenvolvimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores