4 de setembro de 2013

CAFÉ CIENTÍFICO DISCUTE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SITUAÇÕES ADVERSAS E DE RISCO NA PERIFERIA DE SALVADOR E MELHORIAS ATRAVÉS DA ARTE!



 
O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi, pela Tribuna da Bahia e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua neste mês de Setembro de 2013 com o evento a seguir:
 
13 de Setembro de 2013 – 18:00
 
Desenvolvimento infantil em situações adversas: das situações de risco à intervenção através da arte
José Eduardo Ferreira Santos (Instituto de Psicologia, UFBA, Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD)
 
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.
 
 
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SITUAÇÕES ADVERSAS:
DAS SITUAÇÕES DE RISCO À INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA ARTE
 
José Eduardo Ferreira Santos (Instituto de Psicologia, UFBA, Programa Nacional de Pós - Doutorado - PNPD)
 
Diversas têm sido as situações de risco em relação à infância e adolescência que vivem em situações adversas, caracterizadas pelas condições de risco e mesmo a existência de violência e negligência. Privadas de direitos fundamentais e expostas às situações de vulnerabilidade, crianças e adolescentes sofrem cotidianamente com as condições de risco existentes nos mais diversos contextos sociais. Em pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de adolescentes na periferia de Salvador (Santos, 2005, 2010, 2013), encontramos uma miríade de situações que se constituem em recorrentes danos ao desenvolvimento humano, dentre eles: maus tratos, negligência, abandono, inserção em trajetórias de marginalização, tráfico de drogas, assim como a violência em suas diversas manifestações - doméstica - física,  sexual, psicológica e negligências - e estrutural (Minayo, 2002). Decerto essas situações provocam danos ao processo de desenvolvimento e muitas vezes também essas crianças e adolescentes são privados no direito de encontro com a arte e a cultura, dimensões importantes para o estabelecimento de projetos de vida e acesso a um universo simbólico que pode contrapor-se e, ao mesmo tempo, possibilitar a superação das adversidades. Neste sentido, propomos que profissionais e instituições que lidam com a infância e adolescência em situações adversas possam contar com os recursos simbólicos presentes na arte para possibilitar novas significações  nas trajetórias de desenvolvimento, conforme temos desenvolvido na periferia de Salvador, em Novos Alagados, Plataforma, ao propor o encontro de crianças e adolescentes com a arte produzida na periferia através do Acervo da Laje, um espaço com centenas de obras artísticas e históricas, cujo objetivo é analisar os impactos da arte como possibilidade de intervenção frente às situações adversas, cuja fundamentação teórica remete à Psicologia Cultural (Valsiner, 2012).

 
O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.
 
Para mais informações, ligue 71 3283-6568.
 
Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com
 
Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.
 
Att
Comissão Organizadora do Café Científico:
Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, UFBA).
Primo Maldonado (LDM).
Luana Maldonado (LDM)
Liziane Martins (Faculdades Jorge Amado)
Nei de Freitas Nunes Neto (Instituto de Biologia, UFBA).
Sidarta Rodrigues (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA)
Valter Alves Pereira (Colégio da Polícia Militar. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Anna Cassia Sarmento (Colégio da Polícia Militar)
Maria Aparecida Santana (Instituto de Biologia, UFBA).
Frederik Moreira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Ricardo Santos do Carmo (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Patricia Zucoloto (Faculdade Ruy Barbosa).
Luciana Fiuza (Instituto de Biologia, UFBA).
Jailson Alves dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS, professor assistente do Dexa, UEFS)


Para saber mais:
 
Minayo, Maria Cecília de Souza. O significado social e para a saúde da violência contra crianças e adolescentes. In Westphal, Marcia Faria (Org.). Violência e criança. São Paulo: EDUSP, 2002, p. 95 -114.
Santos, José Eduardo Ferreira. Travessias: a adolescência em Novos Alagados. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2005.
Santos, José Eduardo Ferreira. Cuidado com o vão: repercussões do homicídio entre jovens da periferia. Salvador: Edufba, 2010.
Santos, José Eduardo Ferreira. Nascente da beleza. São Paulo: Scortecci, 2013.
Valsiner, Jaan. Fundamentos da Psicologia Cultura. Tradução Ana Cecília de Sousa Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Seguidores