26 de junho de 2013

Alternativa alimentar animal e técnicas de irrigação são temas de palestra em Irecê

Alternativa alimentar animal e técnicas de irrigação são temas de palestra em Irecê

Para discutir alternativas de alimentação para a bovinocultura de leite no período de seca, na região de Irecê, técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), da Gerência Regional, reúnem-se com agricultores familiares, na próxima quinta-feira (27), no povoado de Baixa das Cabaças, em município de João Dourado.

Temas como Sistema de irrigação agroecológica e Implantação da palma forrageira de forma adensada, serão discutidos como alternativas de alimentação dos animais, em período de estiagem.

De acordo com o gerente da EBDA em Irecê, o engenheiro agrônomo, Edvaldo Reinaldo, neste primeiro encontro, as técnicas da agroecologia serão apresentadas aos produtores como opções de manejo apropriado para os períodos prolongados de seca. “A palma forrageira resolve, com eficácia, os problemas causados pela deficiência alimentar, pois além de ser uma planta bem adaptada às condições de escassez de chuva, ser de fácil plantio e elevada produção de matéria, por hectare”, explica Reinaldo.

A irrigação de hortaliças também será assunto em pauta. No decorrer do evento os técnicos responsáveis apresentarão aos agricultores um sistema de irrigação mais eficiente, com a utilização de matéria orgânica, que prioriza a agricultura de base de forma agroecológica.

“Apresentaremos os sistemas de gotejamento e de microaspersão, que hoje são formas de irrigação mais apropriadas para hortas; estes sistemas além de economizar água são muito eficazes, pois irrigam justamente a raiz de cada planta”, disse o agrônomo. Reinaldo afirma que, com estes sistemas de irrigação, o tempo gasto com carpina diminui, porque a água pode ser direcionada a uma área específica, ao invés da horta toda. Assim, as plantas indesejáveis (daninhas) deixam de receber água e o seu crescimento é menor, deixando de competir com as hortaliças.

Fonte: Assimp/EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores