6 de setembro de 2012


Academia de Ciências da Bahia debate o sistema brasileiro de C&T

31/08/2012 - 9h09
Não é preciso se inscrever para assistir ao debate
A Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) promoverão uma conferência seguida de debate abordando o Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia. O evento acontecerá no próximo dia 17 de setembro, às 14h, no auditório da Fapesb, Rua Aristides Novis, 203, Federação. Será expositor o Dr. Olival Freire Júnior, pós-doutor pela Universidade de Massachusetts, pela Universidade de Paris VII e professor da Universidade Federal da Bahia, estando, no momento, respondendo pela Secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
O Prof. Olival analisará o Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia, cuja gênese se dá em meados do século passado, vindo, desde então, evoluindo para uma maior complexidade. O Brasil registra investimentos descontínuos em seus programas de desenvolvimento tecnológico e de recursos humanos, na contramão da tendência que levou os países asiáticos a darem o salto qualitativo. Acresce ainda que o Brasil não logrou conquistar o efetivo desenvolvimento tecnológico, chegando a registrar cem patentes por ano, enquanto a Coréia alcança 2000.
Para analisar estes e outros impasses do nosso desenvolvimento em C&T participarão como debatedores os professores Amilcar Baiardi e Caio Castilho, ambos da Universidade Federal da Bahia. A eles caberá comentar a exposição em tópicos que julgarem pertinentes. O evento faz parte da série de atividades de cultura e divulgação científica que a Academia de Ciências da Bahia (ACB) promove para o público baiano, sendo a participação gratuita. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Seguidores