6 de setembro de 2012


Salvador sediará o 6º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência

Em 2013, o Fórum Mundial de Ciência terá como sede a cidade do Rio de Janeiro e terá como tema “Ciência para o Desenvolvimento Global sustentável”. Esta será a primeira vez que o evento acontecerá fora da Hungria. O fórum é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
No final de 2011 foi criada a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013 cujas funções estão relacionadas à participação do governo brasileiro na organização do próximo evento. Fazem parte da Comissão representantes de 12 entidades do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação (MEC-CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (CONSECTI), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Escritório da Unesco no Brasil.
Por decisão da Comissão, serão realizados sete Encontros Preparatórios em diferentes estados das cinco regiões do Brasil, o sexto deles com sede em Salvador. O objetivo destes encontros é identificar demandas e recomendações, e discutir temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI. Dentre estes desafios, energia ocupa posição de destaque e será o tema discutido na capital baiana.
O 1º Encontro Preparatório aconteceu em São Paulo entre os dias 29 e 31de agosto onde foram discutidos temas como “As diferentes facetas da ciência”, “Pensando Governança da Ciência e da Inovação”, “Educação para a Ciência” e “Desafios da Ciência no Século XXI”. O 6º Encontro Preparatório acontecerá de 05 a 07 de dezembro de 2012 na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Temas como “Fontes Alternativas de Energia”, “Desafio da Cadeia de Petróleo e Gás” e “Desafios da Bio-Energia” serão discutidos durante o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores