3 de setembro de 2012




Apresentação

A Associação Internacional de Ecologia de Paisagens do Brasil (IALE-Br) realizará o segundo II IALE-Br,  de 09 a 12 de setembro de 2012, na cidade de Salvador (BA), como continuação dos trabalhos iniciados em  outubro de 2009 no  Latin American IALE Conference).

O congresso será organizado pela filial brasileira da Sociedade Científica de Ecologia de Paisagens (IALE-Br).

Conjuntamente com o II-IALE-BR, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”. Esse simpósio deve atrair, além de  pesquisadores das áreas de Ecologia de Paisagens e de Conservação, diversos profissionais interessados nos recentes avanços dos Sistemas de Informações Geográficas aplicados à  conservação ambiental.

O evento pretende fortalecer a Ecologia de Paisagens no Brasil e dar continuidade aos trabalhos da IALE  na América Latina.

A exemplo da última edição do Congresso, esperamos contar com  a presença de pesquisadores de toda América Latina.

Com o reconhecimento crescente da importância de estudos espacialmente explícitos nas áreas ambientais, esperamos um público amplo, com a publicação de cerca de 200 resumos, entre apresentações orais, painéis e simpósios. Esperamos também maior participação de entidades privadas e governamentais tais como empresas de consultoria e agências de regulamentação ambiental.

Nos últimos anos, diversas universidades contrataram professores especializados em Ecologia da Paisagem e o número de palestras, mesas redondas e minicursos apresentados nessa área de conhecimento aumenta continuamente nos eventos e nos cursos de graduação e pós-graduação.

A Ecologia de Paisagens é uma disciplina nova, em plena expansão, principalmente na Europa, Estados Unidos e Austrália, e com inúmeras aplicações  em planejamento ambiental e conservação biológica.   No Brasil, a disciplina ainda é recente, mas tem grade potencial de expansão face aos grandes  desafios ambientais de nosso país.

Nossa objetivo  é que a soma de trabalhos realizados tanto pelas universidades quanto pelas ONGs e empresas ambientais represente uma contribuição valiosa para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Contamos com sua presença!

Comissão Organizadora

 FONTE: http://www.eventus.com.br/iale2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores