Você conhece a Ilha de Maré? Trata-se de uma das ilhas da Baía de Todos os Santos que, embora seja carente em áreas importantes como saúde, educação, transporte e segurança, possui grande potencial turístico e um povo acolhedor, dono de uma notável culinária e uma rica produção artesanal, sendo uma das mais concorridas paradas nos passeios marítimos pela Baía. Nos seus quase 14 quilômetros quadrados de área não existem estradas, nem automóveis e o transporte mais comum é feito no lombo de animais ou em motocicletas.
Dentre os produtos artesanais produzidos na Ilha de Maré, encontra-se o doce de banana, muito tradicional na região. O evento Feira de Conhecimentos Ciência e Experiência Local, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro na Ilha de Maré, na localidade de Santana, tem como objetivo aproximar o fazer científico do conhecimento local. Durante os dois dias, serão realizadas atividades como palestras e oficinas, além do espaço aberto para depoimentos dos produtores e da população sobre a produção do doce de banana. Os organizadores do evento pretendem envolver moradores das diversas comunidades da ilha, preferencialmente estudantes da educação básica e trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva do doce de banana.
O que se pretende durante o evento, é promover ações de contextualização e aplicabilidade da Tecnologia Social; de fomento e valorização da Economia Verde; de estímulo à consciência em torno da Sustentabilidade e aos esforços para a erradicação da pobreza. O intuito, ao final, é recolher soluções adotadas pelos produtores da ilha e aprimorá-las em outros contextos sociais, através de uma cadeia colaborativa, a partir da articulação e diálogo entre as experiências vivenciadas na produção artesanal do doce de banana na Ilha de Maré.
A Feira de Conhecimentos Ciência e Experiência Local faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 15 a 21 de outubro. O evento tem o apoio da FAPESB, por meio do Edital de Popularização da Ciência.
O que: Feira de Conhecimentos Ciência e Experiência Local
Data:
19 e 20 de outubro das 9h às 16h30.
Local:
Clube Santa Cruz, Santana, Ilha de Maré
Fonte: Ascom/Fapesb