8 de outubro de 2012

Corpo em decomposição de baleia jubarte aparece em praia do Malhado, em Ilhéus

Corpo em decomposição de baleia jubarte aparece em praia do Malhado, em Ilhéus
Corpo encalhou no litoral norte da cidade

Crédito: JBO

Uma baleia morta, com 2 toneladas, foi trazida pelas ondas até a praia do Malhado, em Ilhéus. O animal, da espécie Jubarte, tinha 4 metros de comprimento. A Secretaria  do Meio Ambiente de Ilhéus, tão logo comunicada, tomou providências para a retirada da carcaça visto o risco de contaminação da praia e de possíveis animais que viessem a se alimentar do animal já em estado de putrefação.
 
O secretário do Meio Ambiente de Ilhéus, Quito Nonato, comandou pessoalmente a operação que teve ainda o apoio da fiscal ambiental Rita Lopes Silva, do 5º Pelotão da CIPA, através do soldado Bruno Fagundes e do Instituto Mamíeros Aquáticos, de Olivença. O secretário providenciou a liberação de uma "Enchadeira" e um caminhão basculante junto a prefeitura para que o animal morto fosse levado para o aterro do Itariri e recebesse o tratamento adequado.
 
O biólogo Luiz Boaventura e a veterinária Cristiane Fretias disseram não poder identificar a causa da morte da baleia. Ressaltaram que o período de reprodução das baleias JUBARTE teve início em junho e se estende até o final de outubro. Segundo eles, o estado de decomposição estava muito acentuado e seria necessária a necrópsia do conteúdo estomacal do mamífero.
 
Crime - A carcaça da baleia já fôra mexida antes da chegada dos fiscais do Meio Ambiente e da Polícia. Grandes pedaços de pele e gordura foram tirados a faca e facôes por pessoas não identificadas. A preocupação dos orgãos públicos foi de preservar a carcaça. Além de ser crime qualquer tipo de coleta animal, há risco de contaminação caso a carne ou a gordura sejam ingeridas. "Trata-se de alimentação contaminada por parasitas que estão na carne e na pele com grande proliferação de bactérias" - destacou o biólogo Boaventura.

Corpo encalhou no litoral norte da cidade

Crédito: JBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores