9 de janeiro de 2012

Veracel inicia o uso do gás natural em suas operações

Por: Sulbahianews/Ascom
Foto: Sulbahianews/Ascom

A Veracel Celulose se tornou, no dia 25 de outubro, a primeira empresa do Extremo Sul da Bahia a utilizar o gás natural na sua linha de produção de celulose. A mudança de óleo combustível para gás natural no forno de cal representou um investimento de cerca de 5 milhões de reais. “Estamos utilizando cerca de 4 mil metros cúbicos de gás natural por hora, não tivemos problema nenhum ao efetuar a troca de combustível. Após os ajustes finos, que levaram tres dias, o forno estava funcionando normalmente”, disse o diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros.

De acordo Medeiros, a troca levou em consideração três fatores relevantes: a expectativa de redução de 20% nos custos com óleos combustíveis ao longo dos próximos dois anos; ganhos de segurança com a retirada do transporte do combustível por caminhões e com manuseio para armazenamento; além disso, há ganho ambiental, visto que com a troca, mais de 100 caminhões/mês deixam de circular nas rodovias federais, gerando menos CO2 no transporte e na queima do combustível na fábrica.
Medeiros explicou ainda, que a substituição total do óleo combustível nas operações da fábrica deverá ocorrer dentro de dois anos. “Até o final de Novembro, estaremos consumindo cerca de 2.8 milhões de m3/mês de gás natural, devemos chegar aos 3 milhões de m3/mês em dois anos. Nosso próximo passo será utilizar o gás natural nas caldeiras de força e de recuperação”, concluiu Medeiros.
Sobre a Veracel - A Veracel é fruto da parceria de duas líderes internacionais no setor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso, atuando em 10 municípios do Extremo Sul da Bahia, com a industria sediada em Eunápolis. A empresa é um projeto agroindustrial integrado onde quase cerca de 3.200 colaboradores fazem funcionar as operações florestais, industriais e de logística. A fábrica da Veracel é considerada uma das indústrias mais avançadas do mundo, produzindo uma fibra de celulose altamente qualificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores