13 de setembro de 2011

SEMINÁRIO PLANEJAMENTO URBANÍSTICO E GESTÃO AMBIENTAL EM SALVADOR



Logo Sem. PLURB-GAMBHá consenso de que hoje Salvador atravessa uma crise muito grave, com raízes em sérios distúrbios estruturais, mas acentuada por uma conjuntura particularmente negativa, que tem a ver com agudos problemas de gestão municipal.

A crise tem vários aspectos: é financeira, econômica, política, administrativa etc.; mas indiscutivelmente merecem destaque neste contexto, entre outros fatores: o colapso do planejamento urbano, a ausência de participação democrática na gestão, a obliteração dos controles sociais, a permissividade para com a ganância imobiliária (sobreposta ao interesse público), a ausência de uma visão metropolitana, a incúria e a agressão descontrolada ao meio ambiente.

Tudo isso se traduz em queda da qualidade de vida da população, em degradação das condições ambientais, em redução da cidadania soteropolitana. Propomos uma discussão desse quadro crítico, focalizando temas relativos a gestão, planejamento e meio ambiente, em três etapas.

Na primeira, terão lugar mesas redondas em que especialistas apresentarão suas visões da problemática indicada no título do seminário e assim provocarão o debate com o público.

Na Etapa II, haverá um desdobramento das discussões, e os pré-candidatos ao cargo de Prefeito Municipal de Salvador serão convidados a expor sua visão da crise soteropolitana, discutida na Etapa I, e seus projetos de enfrentamento da mesma. Mestres acadêmicos e mestres populares serão debatedores e depois abrir-se-á o debate ao público em geral.

A intenção do Seminário é fornecer dados e análises que serão disponibilizados pela internet como forma de enriquecer o debate em torno do futuro político e urbano da cidade. Desta forma, cada mesa da Etapa I terá como base uma entrevista filmada com um/a especialista em que se traça um quadro de contexto e dos dados relevantes sobre os problemas tratados.

Os palestrantes e debatedores irão por sua vez escolher os trechos mais significativos de suas falas no debate para serem disponibilizados na internet e os/as prefeituráveis irão responder ainda a questões de técnicos e populares presentes no evento. Todo este materil será disponibilizado no site da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, ONG organizadora do evento.

ETAPA I

Primeiro Dia – 28 de setembro de 2011

8:30 Abertura

Mesa de Abertura: Paulo Damasceno (PMS); Ordep Serra (Movimento Vozes de Salvador), Carl Hauenschild (Fórum A Cidade Também é Nossa); Hortênsia Pinho (procuradora do Estado); Daniel Colina (presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil).

8:45 Mesa Redonda - Gestão Municipal: Paradigmas e desafios

Texto/entrevista de diagnóstico: Paulo Fábio (Temas: impasse político, crise financeira)

Texto/entrevista de diagnóstico para YouTube: Carl Hauenschild (Temas: colapso do planejamento e ausência de participação cidadã)

Coordenador: Paulo Ormindo Azevedo

Participantes: Ana Fernandes, Tânia Fischer

9:45 Debates com o público

Indicações chaves sobre o tema para o/a futuro/a prefeito/a: que compromissos você cobraria?

10:45 Mesa Redonda: Legislação Ambiental, Espaços públicos e Desarborização

Texto/entrevista de diagnóstico: Júlio Rocha (temas: permissividade para com a ganância imobiliária, perda de áreas naturais na cidade, poluição, ausência e má distribuição de espaços públicos na cidade e desarborização).

Coordenação: Renato Cunha.

Participantes: Advogado dos empresários, Hortênsia Pinho, Célio Costa Pinto

11:30 Debates com o público

Indicações chaves sobre o tema para o/a futuro/a prefeito: que compromissos você cobraria?

Segundo Dia – 29 de setembro de 2011

8:30 Mesa Redonda: Mobilidade Urbana e Habitação

Texto/entrevista de diagnóstico: Juan Moreno (deslocamentos casa trabalho, congestionamentos, projetos urbanos incidindo na mobilidade)

Texto/entrevista de diagnóstico: Teresa Espírito Santo (déficit habitacional,projetos em andamento, disponibilidade de serviços e equipamentos urbanos na cidade)

Participantes: Angela Gordilho, Carl Hauenschild

Coordenador: Armando Branco

9:30 Debates com o público

Indicações chaves sobre o tema para o/a futuro/a prefeito: que compromissos você cobraria?

10: 30 Mesa Redonda: Segregação, Violência e Pobreza Urbana

Texto/entrevista de diagnóstico: Inayá Carvalho (segregação e violência, desemprego e indicadoras da baixa qualidade de vida em Salvador)

Coordenador: Ordep Serra

Participantes: Mauricio Barbosa (Secretário de Segurança Pública), Costa Gomes

11:30 Debates com o público

Indicações chaves sobre o tema para o/a futuro/a prefeito: que compromissos você cobraria?

Encerramento da Etapa I:

Pronunciamentos do Movimento Vozes de Salvador e do Fórum A Cidade Também é Nossa, a partir das discussões do Seminário. Deve–se produzir participativamente uma espécie de plataforma de trabalho para os prefeituráveis que parte da demanda da sociedade civil.

Um resumo dos momentos mais importantes do Seminário, por tema, também será publicado na internet em forma de vídeo, buscando contribuir para a mobilização da sociedade para aprofundamento do debate eleitoral de 2012.

ETAPA II – novembro de 2011

9:00 Mesa de Abertura: Mesa dos prefeituráveis

Moderadora: Débora Nunes

Retomada dos temas debatidos, através dos compromissos propostos pelos debatedores e por técnicos e populares entrevistados, projetados em telão no evento.

Debatedores: Paulo Ormindo, Ana Fernandes, Cristina Seixas.


http://redeprofissionaissolidarios.objectis.net/salvador/seminario-planejamento-urbanistico-e-gestao-ambiental-em-salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores