30 de agosto de 2011

Arquitetura promove Workshop de Projetos Urbanos Para Salvador



Que cidade é essa? perguntam os envolvidos

Dando continuidade à experiência de sucesso que foram as duas primeiras edições do Workshop de Projetos Urbanos Para Salvador, nos últimos dois anos letivos, a atividade de extensão em 2011 da Faculdade de Arquitetura da UFBA mantém o seu objetivo primordial de debater questões relacionadas à situação urbana atual de Salvador e seu desenho futuro através de propostas que indiquem outra visão de cidade, apontando para elementos cujo potencial esteja claramente desperdiçado ou aniquilado pelo estado e previsão de desenvolvimento atuais.

Nesta edição, o tema será Criando Territórios, com a abertura de possibilidades de tratá-lo do ponto de vista geográfico, antropológico, urbano e arquitetônico; o convite à ação de projeto é o de articular a idéia da criação de territórios como estratégia para enfrentar problemas precisos na cidade de Salvador.

Seguindo o formato já consolidado nas edições anteriores da atividade de extensão, equipes formadas por estudantes de diversos períodos do curso fazem uma visita à área de estudo, destinada a apreensão das questões locais e, na seqüência, em uma semana de trabalho intensivo, elaboram propostas que articulem o tema do Workshop com os desafios e potencialidades da área.

Este ano o Workshop trará algumas novidades, como um ciclo de palestras antecedendo a semana de elaboração das propostas, que acontecerá entre 10 e 14 de outubro de 2011, e a participação em maior escala de estudantes de outras universidades e cursos, já tendo sido feitos contatos para isso com o curso de Urbanismo da UNEB e o de Arquitetura e Urbanismo da Unijorge. A área escolhida para a elaboração das propostas é o Bairro da Paz e esperamos contar com a participação ativa da comunidade, o que se faz possível através do apoio do CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) ao nosso evento.

As inscrições estarão abertas aos estudantes a partir de 25/08 através de email enviado a qcidadessa@gmail.com , com nome, número de matrícula e informação sobre o atelier em curso.

Programação

1. Ciclo de palestras

02/09 Prof. Maurício Chagas “Cidade do Salvador: territórios fabricados

10:00 – 12:00 Auditório II

23/09 Prof. Fábio Velame “Territórios Tradicionais: Identidade Cultural em Trânsito''

14:00 – 16:00 Auditório II

30/09 Prof. Ceila Cardoso “A vanguarda do pós-guerra e os territórios dos novos nômades

10:00 – 12:00 Auditório II

07/10 Prof. Any Ivo, Prof. Lysie Reis e Manoel Nascimento (FALTA COPA 2014) “Territórios em disputa: a preparação para 2014 em Salvador”. Na seqüência, montagem das equipes e instruções para a visita a área

9:00 – 13:00 Auditório Mastaba

2. Semana de elaboração das propostas

08/10 - Visita à área

10 a 13/10 - Trabalho de equipe orientado pelos professores

14/10 - Apresentação das propostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores