5 de dezembro de 2010

Especialização em Café colhe seus primeiros frutos

por Evelly Freitas
Iniciado no primeiro semestre deste ano, o curso de Pós-Graduação, lato sensu, em Gestão da Cadeia Produtiva do Café, da Uesb campus de Vitória da Conquista, tem como principal proposta promover atividades relacionadas à produção do café, baseado em modelos da cafeicultura sustentável. Hoje, alguns meses depois do início das pesquisas alguns frutos já podem ser colhidos pela comunidade local, pois acabam de ficar prontos os primeiros trabalhos do curso.


Para a conclusão dessa etapa de atividades os alunos aplicaram questionários e fizeram visitas a produtores rurais de Conquista e região. Uma das propriedades visitadas foi o Sítio Boa Vista, de propriedade do Sr. Eufrázio Sousa Lima, membro da Associação de Pequenos Produtores Matas de Pau Brasil, da cidade de Barra do Choça.

Em sua propriedade, fonte de inspiração de dois trabalhos de alunos da especialização, os pesquisadores encontraram quase 100% de condições necessárias para uma boa classificação na qualidade do café produzido. E como resultado disso, em uma plantação de apenas dois hectares, o pequeno produtor recebeu um selo de qualidade e a premiação em 8º lugar no Concurso de Qualidades Cafés da Bahia, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) em parceria com outros órgãos. Agora o café do Sr. Eufrázio já pode ser considerado do “tipo exportação”.

Além dos resultados dessa pesquisa de 4 de dezembro, começam as apresentações de monografias da primeira turma do curso, que continuarão até o dia 10 de março de 2011, com calendário a ser divulgado no site da UESB. Para você que quer conhecer um pouco mais sobre as pesquisas com o café produzido no sudoeste da Bahia, fique atento às novidades sobre o curso.

Mais informações, com a professora Sandra Elizabeth Souza, no Laboratório de Fitopatologia e Nematologia, pelo telefone (77) 3424-8639 begin_of_the_skype_highlighting (77) 3424-8639 end_of_the_skype_highlighting.


Fotos: Sabiá Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores