29 de outubro de 2010

Maior evento nacional sobre paleobotânica e palinologia acontece em Salvador

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O evento vai acontecer pela primeira vez no Nordeste entre os dias 14 e 17 de novembro, no Fiesta Bahia Hotel, no bairro da Pituba, na capital baiana.
Uma parceria entre a UNEB e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) garantiu a realização do XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (SBPP) em Salvador.

A comissão organizadora do evento foi composta por cinco pesquisadores da universidade: Hortensia Pousada (campus de Salvador), Luciene Cristina Lima (campus de Alagoinhas), Ricardo Landim(campus de Caetité), Francisco Hilder Magalhães e Marileide Saba (campus de Senhor do Bonfim), e Rita de Cássia Matos (campus de Paulo Afonso).

Os pesquisadores apresentaram a proposta coletiva para organizar o evento durante a última edição do simpósio, realizada em 2008, em Florianópolis, que foi aprovada pela Associação Latino-Americana de Paleobotânica e Palinologia (ALPP), promotora da iniciativa.

As inscrições para o XIII SBPP estão sendo realizadas por meio do site do evento. A taxa varia entre R$ 100 e R$ 260. Sócios da ALPP têm desconto.

Durante o ano internacional da biodiversidade, o simpósio apresenta o tema Prospectando novas fronteiras, e reserva debates acerca de estudos de botânica relativos à pesquisa sobre fósseis de plantas (paleobotânica) e sobre pólen e esporos (palinologia).

“O simpósio será uma boa oportunidade também para se discutir intercâmbio entre os pesquisadores da UNEB e de outras instituições do país e do mundo”, pontua o docente Francisco Hilder, presidente da comissão organizadora da décima terceira edição do SBPP.

As atividades serão iniciadas às 8h30, do dia 15, com a palestra do pesquisador Peter Crane, da Universidade de Yale (Estados Unidos), que vai abordar questões referentes às angiospermas (grupo de plantas).

A programação conta ainda com apresentação de pesquisas, exposição de pôsteres e sessões temáticas, com a participação de pesquisadores do país e estrangeiros.

Estudantes do Programa interdepartamental de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBV) da UNEB, que envolve os campi II (Alagoinhas), VII (Senhor do Bonfim) e VIII (Paulo Afonso), vão apresentar trabalhos no evento.

A pesquisadora cearense Margarida Miranda será homenageada durante o simpósio por seus estudos em áreas como exploração apícola, anatomia vegetal e palinologia.

O simpósio conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Petrobras, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Informações: secretaria@xiiisbpp.com.br.

Imagem (home): Divulgação

http://www.uneb.br/2010/10/27/maior-evento-nacional-sobre-paleobotanica-e-palinologia-acontece-em-salvador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores