28 de outubro de 2010

Blogs Ambientais

O blog é mais uma ferramenta disseminadora de informação, sendo uma alternativa de comunicação. A proposta desse canal é possibilitar às pessoas exporem idéias e trocar opiniões. A interatividade que a ferramenta proporciona, através dos comentários que são disponíveis, torna-a uma rede social, utilizada para discutir temas importantes.


São vários os assuntos que ganham destaque nesse meio de comunicação e dentro os que são muito discutidos está o tema ambiental. Na Sema, Samantha Almeida, técnica da Diretoria de Unidades de Conservação, elaborou o blog Biologia Atualidades, a partir do interesse em se aprofundar nos eventos que acontecem na Bahia na área de biologia. Em entrevista, Samantha falou sobre o objetivo de seu canal e indicou outros blogs para quem quer se manter informado. Confira!

Leia a entrevista na íntegra:


Intranet: Como surgiu a idéia de fazer o blog?

Samantha: Eu sempre encaminhava mensagens para o e-mail de vários colegas, com eventos, notícias interessantes com o tema que trabalho que é biologia. Os colegas comentavam que gostavam de receber esses e-mails, e uma vez em uma reunião com a turma eles me incentivaram a fazer um blog. Inicialmente tive uma resistência, achei que fosse difícil e mais complicado do que realmente é. Depois tive a curiosidade de mexer e descobri como funcionava. Outro fato que contou bastante foi porque na época eu estava desempregada e meu objetivo era me manter atualizada. Através das buscas que pela internet com informações atuais na minha área, além de informada eu procurava também eventos que pudesse participar. A partir dessas pesquisas fui elaborando o blog e ele já está no ar a cerca de um ano.

I: Como são feitas as matérias publicadas? Você segue alguma linha especifica?

S: Eu não escrevo matérias, meu objetivo é divulgar o que está acontecendo, os eventos e as oportunidades. Esse foi meu foco quando estava desempregada e continuo mantendo, pesquisando sobre esses assuntos e atualizando o blog com essas informações. Fora isso, divulgo também outras informações, na área de biologia, sobre o que está acontecendo no Estado. O tema central do blog é esse, informação atualizada relacionada sempre a eventos e oportunidades, principalmente na área acadêmica. Coloco muita informação das universidades públicas. Quando acontece de ter poucos eventos acontecendo na Bahia, eu coloco de outras regiões.

I: Você disse que começou esse interesse nessa busca porque estava desempregada. Em que você acha que isso te ajudou?

S: Ajudou, principalmente a estar interada nessa questão de eventos. Participando desses encontros, eu pude trocar idéias com outros profissionais da área, encontrar colegas e poder discutir temas atuais. Isso tudo me deixou mais engajada na área.

I: De que forma você divulga essa produção?

S: No final de todo e-mail que mando eu coloco meus contatos, entre eles esse endereço do blog, que vem em uma observação “acesse o blog www.atualidadesbio.blogspot.com”. Eu envio também um link por e-mail, quando eu acho que interesse para colegas, com determinadas publicações do site. Como eu não tenho acesso ao blog no trabalho eu faço essa pesquisa e atualização à noite em casa, mas a intensificação das pesquisas é no fim de semana pois tenho mais tempo disponível.

I: Essa estratégia repercute bem?

S: Acredito que sim, pois eu tenho apenas um ano e estou com 36 seguidores, fora outros colegas que estão sempre acessando e participando através de comentários. E quando acesso meu perfil completo vejo o número do contador que já marca cerca de dois mil cliques. Então acho que o pessoal está aceitando bem.

Como foi lidar com essa nova ferramenta já que você não tinha domínio na área?

Confesso que inicialmente meu esposo foi quem criou o blog e a partir da criação foi me mostrando como continuava. Depois eu fui adaptando ao meu gosto e fazendo algumas mudanças. Achava que era um bicho de sete cabeças, mas não era não, foi tranqüilo.

I: Existe um público-alvo que queira atingir com seu conteúdo?

S: Biólogos em geral, e principalmente quem está iniciando, os que estão entrando agora na nossa área, que estão entrando ou saindo das universidades. É sempre importante manter-se informado.


I: Qual a repercussão de falar de um tema ambiental em uma ferramenta como essa?

S: O importante é divulgar cada vez mais informações na área de biologia, que muitas vezes nem todo mundo tem acesso. O que eu sinto é justamente isso, que às vezes as pessoas que divulgam não aprofundam muito nos assuntos, então eu procuro detalhar, vou à site por site, em universidades, em outras blogs para ter mais informações. Então é um meio de estar divulgando cada vez mais e mostrar que informações existem, porque muita gente acha que não existe nada em biologia e que a Bahia é fraca com relação a essa profissão. Mas a verdade é que faltam divulgação e engajamento das pessoas para quererem buscar essas informações. Minha intenção é mostrar que as coisas estão acontecendo, basta ter interesse em procurar e está pesquisando. A internet é uma ferramenta maravilhosa, não só para orkut ou site de relacionamento, é um bom caminho para estar buscando informações com relação a sua profissão.

I: E com relação à credibilidade dessa ferramenta de um modo geral? Como faz para ter no seu canal?

S: Eu acredito que a credibilidade do meu blog está sendo reconhecida, tanto que a quantidade de acessos tem crescido a cada dia. Agora no geral eu acho que tem algumas considerações a se levar em conta porque se tratando de internet temos sempre que ter um pé atrás, já que ela é muito vasta. Mas os que eu utilizo como pesquisa e até mesmo para atualizar meu blog, eu confio justamente porque eu tenho o cuidado de pesquisar e me aprofundar. Eu percebo na maneira como cada um está mostrando suas informações e passando a diante para colegas e curiosos. E para fazer com que as pessoas tenham credibilidade com meu trabalho, eu procuro sempre colocar as fontes, no final do texto, de onde tirei as informações expostas, se foi um jornal ou uma universidade. Às vezes pode acontecer de esquecer de colocar a fonte, quando isso acontece os próprios leitores me cobram por comentários. Inclusive, acontece de acharem que eu sou a organizadora do evento, ai eu encaminho o leitor para o site da organização. Eu procuro sempre disponibilizar as informações com o máximo de detalhes, porque tudo isso eu me perguntava quando estava em busca de informações. Quando será o evento?Como faço minha inscrição? Quais são os contatos? Só comparecer no dia ou a inscrição é feita antes? Ela é efetuada pessoalmente ou pela internet? O dia todo ou só à tarde? Essas coisas que a gente se pergunta quando quer participar de um evento, que são informações complementares importantes.


I: Você segue outros blogs com temas ambientais?

S: Acesso, principalmente os blogs de jornais e de outros profissionais da área de biologia. Tem um mesmo de ventos de biologia, que inclusive me ajuda bastante a alimentar o meu com relação aos eventos de outras regiões. O blog do Greenpeace que também gosto de acessar, além de ongs e professores. Eu indico esses para quem queira se manter informado.

2 comentários:

  1. Gostei da entrevista e do tema abordado! é uma ajuda também à nossa região que não recebe seu devido valor e que tem tanta riqueza natural...e não só isso, como acontecimentos em relação ao meio ambiente...são muito importantes esses blogs!

    muito bom post!

    abração

    Igor

    ResponderExcluir

  2. Licenciamento Ambiental – Dificuldades e Soluções

    Todos sabem – ou deveriam saber – que o licenciamento ambiental é um processo onde o empreendedor apresenta ao órgão ambiental o projeto que pretende implantar e, a partir daí, o órgão normativo de controle ambiental define as exigências (denominadas condicionantes) para que o mesmo possa ser implantado.
    Dependendo da complexidade do empreendimento (porte, intensidade dos impactos ambientais gerados, região, extensão da área onde haverá os efeitos dos impactos, entre outros) o controle do processo de licenciamento ambiental pode ser desenvolvido no âmbito dos municípios (secretarias municipais de meio ambiente), do Estado (SEAMA) e, no caso de envolver áreas de mais de um Estado, a União (IBAMA).
    No caso dos empreendimentos de grande impacto (ditos de significativo impacto ambiental) os empreendedores contratam empresas especializadas que desenvolvem um estudo (Estudo de Impacto Ambiental) que é entregue à análise do órgão ambiental.
    No caso dos empreendimentos de menor impacto ambiental – aí se posicionam os de micro e pequeno portes - há instrumentos mais simplificados (processo de licenciamento ambiental simplificados) de modo a, sem reduzir o rigor das exigências ambientais, o micro e pequeno empreendedor possa promover seu licenciamento.
    Desnecesário é explicitar o cuidado que e deve ter com os micro e pequenos empreendimentos de modo a apoia-los no processo de encaminhar seus licenciamentos, frente aos grandes projetos que contam com recursos e consultoria especializada, os micro e pequeno tem dificuldades a serem superadas.
    Portanto, tendo este objetivo como direcionador da ação, a Federação das Indústrias do Estado do ES (FINDES), através de seu Conselho Superior de Meio Ambiente (CONSUMA), programou para o dia 25 de Fevereiro um Workshop que irá tratar especificamente do assunto licenciamento de micro e pequenos projetos.
    No evento, aberto ao micro e pequenos empreendedores, haverá a apresentação de experiências exitosas em outros Estados (Santa Catarina, Paraná e Bahia), quando se pretende somar esforços em termos de apresentar a SEAMA contribuições que visem o aprimoramento do sistema hoje implantado pelo órgão.

    Roosevelt S. Fernandes
    Vice Presidente do Conselho de Meio Ambiente da FINDES
    Membro titular dos Conselhos Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e do Estadual de Recursos Hídricos (CERH) do ES
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores