18 de fevereiro de 2010

Ministério do Meio Ambiente sugere criação de UCE

Escrito por Redação do Numa

O Ministério do Meio Ambiente propôs a criação de duas Unidades de Conservação – UCE nos municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália. O objetivo da proposta é preservar e recuperar áreas naturais de valor socioambiental, localizadas na Costa do Descobrimento. As Unidades de Conservação serão o Parque Nacional de Belmonte (Parna Belmonte) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piaçava (RDS Piaçava).

A escolha foi feita a partir de estudos técnicos efetuados na área, onde foi constatada não somente a importância turística da região, a extração de piaçava como fonte de renda, como também a urgência em protegê-la por encontrar-se em processo de degradação.

A área a ser preservada compreende um rico e conservado ecossistema existente no extremo sul da Bahia, que interliga três bacias paralelas (rios João de Tiba, Santo Antônio e Preto). Nesta localidade é possível encontrar restingas arbustivas em faixas, campos nativos de mussunungas, brejos e várzeas de restingas.

O Parna de Belmonte, localizado em Belmonte e Santa Cruz Cabrália será uma unidade de conservação de proteção integral. Nesta UCE serão permitidas atividades de educação ambiental, pesquisas científicas e turismo ecológico. A sua criação tornará possível proteger mananciais de água que abastecem Belmonte e Cabrália; recuperar a vazão dos rios; preservar brejos, lagoas, restingas e mussunungas; e valorizar os dois municípios como Centros Regionais de Turismo Ecológico, criando novas formas de renda.

A RDS Piaçava será uma unidade de conservação de uso sustentável, composta por comunidades que têm como meio de subsistência a exploração sustentável dos recursos naturais. No local serão permitidas atividades como a visitação pública, dentro das regras do Plano de manejo; a pesquisa científica e a educação ambiental, bem como a exploração dos recursos naturais, desde que sejam replantadas espécies cultiváveis dentro das áreas de zoneamento. A RDS Piaçava trará benefícios como a preservação da Piaçava, promoverá a organização dos piaçaveiros tendo em vista melhorias nas condições de trabalho e estimulará o turismo na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores