22 de novembro de 2009

Praga branca está destruindo recifes de corais de Abrolhos


Sexta 20 Novembro 2009 - 09:18:57

Doença é causada por bactérias e ataca os corais-cérebros, espécie que é a principal responsável pela estrutura rígida dos recifes
“Praga branca” está destruindo recifes de corais de Abrolhos

BRASÍLIA/ABROLHOS - Pesquisadores têm constatado um grave e eminente dano ambiental num dos maiores santuários de recifes de corais do litoral brasileiro. O mal denominado “praga branca” está destruindo aos poucos os recifes do Banco de Abrolhos. Localizado no sul da Bahia, Abrolhos é um complexo marinho que abrange 42 mil quilômetros quadrados e é habitat de inúmeras espécies, considerado essencial para o equilíbrio do ecossistema na região. Os fatores que desencadeariam a “praga branca” seriam a elevação da temperatura global e a poluição no oceano.

A doença, provocada por bactérias, ataca os corais-cérebros, espécie que é a principal responsável pela estrutura rígida dos recifes. De acordo com o estudo desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), existe a possibilidade de que todos os recifes da região sejam atingidos de forma irreparável até 2050.

O biólogo da UEPB e coordenador da pesquisa, Ronaldo Francini Filho, divulgou que o percentual atingido pela doença até o momento já chega a 10%, podendo ser ainda maior no próximo verão.




Esta notícia é deBahia Dia Dia Noticias - Noticias da Bahia, Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas
(http://www.bahiadiadia.com.br/news.php?extend.1419 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores