11 de março de 2015

Curso de Formação de Voluntários



TEXTO DO SITE gamba.org.br
O Gambá realizará no dia 14 de março o seu segundo Curso de Formação de Voluntários. A atividade é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e acontecerá na sede do Gambá em Elísio Medrado (BA). O público alvo da formação são moradores das cidades participantes do projeto: Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Elísio Medrado, Dom Macedo Costa, Santa Teresinha, São Miguel das Matas e Varzedo.
O objetivo do curso é instrumentalizar os participantes com os métodos de plantio, estratégias de mobilização social e comunicação utilizados pelo Gambá, para que os interessados possam empreender ações em defesa do meio ambiente em seus municípios. Seja voluntariando para o Gambá, outra instituição ou de forma autônoma, a intenção é aumentar a rede de indivíduos dispostos a agir pela conservação e justiça socioambiental.
Após a formação, eles não serão necessariamente voluntários do Gambá, já que a organização não tem condições de absorver e orientar tantos voluntários, como explica Lilite Cintra, do Conselho Diretor do Gambá: “O trabalho de um voluntário junto com uma organização tem que ser uma via de mão dupla: tanto ganha o voluntário quanto a instituição e, para isso, ele precisa ser orientado e coordenado. Isso quer dizer que alguém na organização tem que se dedicar a fazer isso, e nem sempre existe esse técnico disponível. Neste momento, o Gambá tem condições de assimilar alguns voluntários, e não a demanda toda que nos chega. Mas isso não quer dizer que os participantes não podem ser voluntários, mesmo que não trabalhem no Gambá eles podem atuar em outras instituições ou desenvolver um trabalho por conta, se organizando com a vizinhança, por exemplo.”
Os 20 participantes do curso estão sendo prospectados entre os parceiros, por indicação de conselheiros e demais pessoas que se mostraram interessadas ao longo do projeto. Embora se espere que eles atuem também nas atividades do PAAS em seus respectivos municípios, a ideia principal é que eles empreendam ações autônomas, que eles sejam proativos no sentido de monitorar e interferir nas questões ambientais ao seu redor.
Turma do primeiro Curso de Voluntários do Gambá
Turma do primeiro Curso de Voluntários do Gambá
Mais sobre o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis – Uma Nova Fase (2013-2015)
O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis é desenvolvido na região do Recôncavo Sul Baiano, a sua primeira fase foi entre 2010 e 2012. Desde agosto de 2013, a segunda fase vem sendo executada e, atualmente, as ações abrangem os municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Varzedo.
As ações do Projeto visam a recuperação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica e Caatinga da região, o que promove a manutenção dos serviços ambientais prestados pela natureza, como produção de água e oxigênio e proteção de solos, contribuindo para a produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Para mais informações sobre o curso, entrar em contato através do email: voluntarios@gamba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores