7 de agosto de 2014

MCT assina atos de cooperação em ciência e tecnologia com Japão

Ministro assina atos de cooperação em ciência e tecnologia com Japão

Um dos documentos prevê projetos no campo das ciências do mar e da terra. O outro, parcerias em questões ambientais e de sustentabilidade relacionadas a desastres naturais.
por Raphael Rocha – Ascom do MCTI
O ministro Clelio Campolina Diniz assinou uma declaração de intenções com a Agência Japonesa de Tecnologias e Ciências da Terra e do Mar (Jamstec) e uma carta de intenções com dois ministérios do Japão.

Crédito: Giba/Ascom do MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, assinou, nesta sexta-feira (1º), uma declaração de intenções com a Agência Japonesa de Tecnologias e Ciências da Terra e do Mar (Jamstec) e uma carta de intenções com dois ministérios do Japão – o da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e o da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo.

O primeiro documento prevê cooperação em projetos no campo das ciências do mar e da terra, por meio de intercâmbio de pessoal e discussões conjuntas. "Nossa expectativa é intensificar ainda mais a parceria com o Brasil e aprender junto com o país, principalmente, sobre oceanos", afirmou o presidente da Jamstec, Asahiko Taira.

Já a carta assinada com duas pastas do país asiático objetiva buscar parcerias que possibilitem a colaboração entre os ministérios e seus institutos associados sobre questões ambientais e de sustentabilidade relacionadas a desastres naturais. "Temos um grande interesse em ampliar os nossos intercâmbios na área de ciência e tecnologia com as instituições japonesas", disse o ministro Campolina.

Após a assinatura dos documentos de cooperação, o ministro e a delegação japonesa seguiram para cerimônia com presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no Palácio do Planalto. Acordos bilaterais com órgãos e instituições brasileiras, como a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foram contemplados.

"O Brasil apresenta grandes oportunidades de investimento e as empresas japonesas olham para o país com muita expectativa", afirmou Shinzo Abe. "O Brasil é a potência-chave para o relacionamento do Japão com a América Latina", acrescentou.

O Japão é o sexto parceiro comercial brasileiro no mundo e o segundo na Ásia, atrás da China. O fluxo comercial entre os países em 2013 somou US$ 15 bilhões. As relações nipo-brasileiras foram estabelecidas em 1895 e completarão 120 anos em 2015.
 
Fonte: MCTI
http://www.mcti.gov.br/web/guest/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/ministro-assina-atos-de-cooperacao-em-ciencia-e-tecnologia-com-japao;jsessionid=MqxEza9k3C+fA2CHO-8eIhtw.undefined?redirect=/&

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores