7 de agosto de 2014

IBIO lança primeira Olimpíada Baiana de Biologia



Atividade é voltada para alunos do ensino médio


Na quarta feira (06/08),  aconteceu o lançamento da 1ª Olimpíada Baiana de Biologia com a presença da Reitora Dora Leal Rosa, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA, no campus de Ondina.  A Olimpíada Baiana de Biologia é uma atividade de extensão da Universidade Federal da Bahia, promovida pelo Instituto de Biologia e apoiada pela Fundação de Amparo a Ciência do Estado da Bahia (Fapesb), voltada para  estudantes do ensino médio das escolas federais, estaduais e da rede particular de ensino do Estado da Bahia.
As Olimpíadas de Ciências são eventos que visam despertar e estimular o interesse pelas Ciências, proporcionando novos desafios para os estudantes do ensino médio. Têm como principal objetivo despertar o gosto pelo estudo e pesquisa nas disciplinas, contribuindo para elevar a qualidade do ensino médio e para estimular a emergência de vocações profissionais. Nesse contexto, ressalta-se a importância da criação da Olimpíada Baiana de Biologia, promovendo uma aproximação da Universidade com o ensino médio.
A atividade constitui-se como um instrumento para a melhoria da Educação Básica no estado da Bahia, pelo estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas e ampliação de importantes discussões no campo da Biologia. A coordenação do evento aposta no grande potencial de produzir importantes resultados para a educação no Estado da Bahia, sob o ponto de vista do fortalecimento do processo ensino-aprendizagem na área, com resultados na melhoria no nível de formação dos alunos, dos índices de aproveitamento e de ingresso desses alunos na universidade.
A olimpíada será organizada pela equipe científica, constituída de professores da UFBA, sob a coordenação da professora Ivana Nunes Gomes de Araujo do Instituto de Biologia.  As inscrições poderão ser feitas de 01 a 29/09 e as provas serão aplicadas no dia 18/10. Mais informações no site  www.olimpiadadebiologia.ufba.br.

Seguidores