11 de abril de 2013

Concurso oferece R$ 1 milhão a pesquisas educacionais

Projetos devem apontar falhas do ensino e maneira de solucioná-las

Inscrições para concurso são até 17 de maio
Inscrições para concurso são até 17 de maio (Thinkstock)

Uma parceria entre a Fundação Lemann e o Itaú BBA financiará em 1 milhão de reais projetos de pesquisa que responderem à questão: "Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula?". O objetivo, segundo os organizadores, é fomentar estudos que apontem falhas do sistema brasileiro de ensino e proponham formas de solucioná-las.

O edital do concurso parte do princípio de que grande parte das pesquisas atuais sobre educação desconsidera a realidade da área ou utiliza metodologia falha. Estes são erros que as propostas inscritas terão de evitar. O principal requisito a ser levado em conta na seleção dos projetos será a sua possibilidade de implementação prática. Serão escolhidas de duais a cinco propostas que possam servir de incentivo a políticas educacionais.

Para orientar a elaboração dos projetos, são sugeridas as seguintes linhas de pesquisa: carreira docente, condições de trabalho e clima escolar, seleção e alocação de professores, e qualidade dos docentes. O edital está disponível no site da Fundação Lemann (www.fundacaolemann.org.br) e as inscrições vão até o dia 17 de maio. Os resultados serão divulgados até 31 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores