11 de abril de 2013

Parque Nacional do Pau brasil debate sobre o Plano de Manejo

Brasília (08/04/2013) – A equipe do Parque Nacional do Pau Brasil, situado em Porto Seguro, na Bahia, realizou na segunda quinzena de março, junto à Coordenação de Revisão e Elaboração de Planos de Manejo (Coman) e outras instâncias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), três reuniões com as entidades e comunidades do entorno do parque e proprietários de terra da região. Com o objetivo de qualificar o processo de elaboração do Plano de Manejo do parque, já em fase final para publicação, o evento foi a sequência das reuniões realizadas no mês de fevereiro.
As reuniões foram realizadas com o público residente, próximo às localidades de Vale Verde (uma das povoações mais antigas do Brasil), Vera Cruz e nas áreas da invasão de Santa Maria. Ao todo, mais de 100 pessoas estiveram reunidas, incluindo trabalhadores, produtores rurais, líderes comunitários, empresários, professores municipais e representantes do Conselho Consultivo, de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e dos governos municipal e estadual.
Além da criação de um ambiente de participação e identidade entre os representantes do evento e a unidade, os órgãos e a equipe do ICMBio foram apresentados ao público e realizaram discussões sobre o Snuc e as unidades de conservação. Houve também um detalhamento do que é o Plano de Manejo e seu zoneamento, bem como normas atreladas, no sentido de se preparar o público para contribuir na qualificação da etapa final do Plano de Manejo, referente à Oficina de Planejamento Participativo (OPP) a ser realizada ainda em abril.
Durante as reuniões e com o mesmo intuito de preparo à OPP e qualificação do Plano de Manejo, foi realizada uma detalhada apresentação do parque e uma estratégica oficina participativa, onde foram elencadas atividades positivas e negativas na unidade e em sua Zona de Amortecimento. Os resultados dessas oficinas, após serem processados, auxiliarão a compor um zoneamento mais lógico e detalhado a ser apresentado na OPP, que deverá evidenciar também as ações estratégicas do Plano. Segundo a equipe do parque, foram alcançados os resultados esperados, especialmente o da aproximação e do crescimento do sentimento de pertencimento da unidade à sociedade local, como patrimônio.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290

Seguidores