21 de agosto de 2013

Vigilância indica surto de H1N1 na Bahia


Vigilância indica surto de H1N1 na Bahia
Foto: Divulgação 
 
A saúde da Bahia está em estado de alerta. Com 46 casos e nove mortes pela gripe H1N1, a Vigilância Epdemiológica emitiu estado de surto da gripe no estado. O número de casos entre janeiro e agosto deste ano representa um aumento de 62% se comparado ao mesmo período do ano passado. As baixas temperaturas do mês de agosto deixam a população mais vulnerável à doença.

Mesmo com a campanha de vacinação no primeiro semestre, que vacinou mais de 1,9 milhão de pessoas, atingindo a meta de imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), o estado continuam registrando casos da gripe. A Sesab emitiu um alerta sobre o assunto para médicos e demais profissionais da saúde.

O H1N1 tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço. A orientação em casos de sintomas parecidos é procurar um posto de saúde imediatamente. Crianças entre seis meses e dois anos, mulheres grávidas ou que tiveram filho em até 45 dias, idosos com mais de 60 anos e profissionais ligados à área da saúde têm direito a vacina gratuita. Para as demais pessoas, a dose custa, em média, R$ 90

Seguidores