19 de agosto de 2013

Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências


Marcos Sorrentino et al (Orgs)
Apresentação: Marina Silva

Esta obra, organizada em forma de coletânea, tem por objetivo oferecer reflexões sobre a elaboração e implantação de políticas públicas comprometidas com a diversidade de pensamentos, saberes, sabores, histórias, culturas, etnias, raças e opções de cada um (a). Os caminhos para a construção dos sonhos humanos passam pela democracia e pela participação de todos, ou seja, por processos de inclusão para os quais a educação ambiental pode contribuir de forma significativa. É deste desafio coletivo que tratam os 33 artigos desse livro, elaborados por 48 autoras e autores de distintas áreas de atuação, atendendo ao convite feito pela Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental (Esalq /USP).

Nesse contexto, à academia não cabe apenas realizar a crítica aos governos e às políticas – quase sempre transitórias – para constatar o frequente autoritarismo e a desonestidade ideológica que os permeiam, gerando frustração e diminuindo a potência de ação de indivíduos e grupos. Cabe a ela também envolver-se na reflexão sobre a elaboração e implantação de políticas públicas, contemplando atores antes impensáveis para este papel. Em sua atribuição de produzir pesquisa, ensino e extensão, pode contribuir para potencializar a sociedade na sinergia entre iniciativas que dialoguem com as reais demandas e desejos dos diversos grupos sociais que compõem este grande, diverso e ainda desigual país.

O livro “Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências”, publicado pela editora Appris, insere-se nessa missão acadêmica engajada e ampliada. A obra será lançada na Saraiva, no Shopping Iguatemi, em Salvador - BA, no dia 12 de setembro, às 19h, com roda de conversa com autores.

  • O quê? Lançamento da coletânea “Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências”, publicada pela editora Appris
  • Quem? Evento promovido pela Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental (Esalq/USP), Rede de Educação Ambiental da Bahia - REABA, em parceria com  a Saraiva do Iguatemi.
  • Quando? Dia 12 de setembro (quinta-feira), às 19h
  • Onde? Na Saraiva, no Shopping Iguatemi, Salvador - BA
  • Mais informações: reaba.comunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores