6 de março de 2013

Revista Ornithologia recebe artigos para publicação

DSC 0152VanessaT.KanaanO Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está recebendo artigos científicos para serem publicados na edição especial da revista Ornithologia, que vai enfocar o Plano de Ação Nacional de Conservação dos Papagaios – o PAN Papagaios.
A edição é aberta a todos os autores interessados em compartilhar conhecimento sobre as espécies contempladas no PAN. Os artigos podem ser enviados até o dia 15 de maio. Os textos passarão, inicialmente, pelo exame dos editores, que vão verificar o atendimento às normas de publicação da revista. Depois, serão submetidos à aprovação de avaliadores, especialistas reconhecidos nos temas tratados.
Lançada em 2005, Ornithologia é a revista científica do Cemave. Divulga comunicações ou artigos científicos que abordem temas relacionadas às aves silvestres. O objetivo é subsidiar ações de conservação das várias espécies e dos ambientes nos quais elas vivem.
A revista tem uma periodicidade semestral e oferece acesso livre ao seu conteúdo, de acordo com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público contribui para a disseminação ampla desse conhecimento e subsidia ações diretas de conservação.
O PAN Papagaios
Dentre os psitacídeos (grupo de aves ao qual pertencem os papagaios) encontrados em território brasileiro, o Ministério do Meio Ambiente reconhece quatro espécies de papagaios do gênero Amazona como ameaçadas de extinção – o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), o papagaio-de-peito-roxo (A. Vinacea), o chauá (A. rhodocorytha) e o papagaio-charão (A. Pretrei). Elas representam pouco mais de um terço das espécies de papagaios brasileiros.
De acordo com o Livro Vermelho da Fauna, o papagaio da espécie A. rhodocorytha encontra-se na categoria Em Perigo (EN) e o A. Pretrei, o A. brasiliensis e o A. vinacea na categoria Vulnerável (VU). Todas essas espécies ameaçadas estão inseridas no bioma Mata Atlântica e contempladas no  PAN Papagaios, que inclui ainda a espécie de interesse especial Amazona aestiva, o papagaio-verdadeiro.
O PAN tem como objetivo geral garantir a integridade genética e demográfica das populações naturais das espécies-alvo do plano, por meio da ampliação do conhecimento científico, da redução da perda de habitat e da retirada de espécimes da natureza. Entre os sete objetivos específicos, destaca-se o que trata especificamente da ampliação do conhecimento científico sobre essas espécies.
Serviço:
Para mais informações sobre Ornithologia, assim como acesso a números anteriores e às normas de publicação, clique aqui.
Com relação à qualificação da Ornithologia, o Cemave informa que avançou de B5 (em 2009) para B3 (em 2012) na Área de Biodiversidade. Para verificar a atual qualificação das revistas, clique aqui.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores