6 de março de 2013

Café Científico Salvador

CONVITE

Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua neste mês de Março de 2013 com o evento a seguir:

08 de Março de 2013 – 18:00
CONVIDADO: Cláudio Enrique Fernandez Rodriguez* (IFRS/UFRGS) 
TEMA: Telefonia Celular: perspectivas, mudanças do marco regulatório e riscos à saúde.

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

[Ver mais detalhes no resumo abaixo]

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.


Telefonia Celular: perspectivas, mudanças do marco regulatório e riscos à saúde.

Cláudio Enrique Fernandez Rodriguez* (IFRS/UFRGS)

Nos últimos vinte anos a telefonia celular tem alcançado uma presença dominante na nossa sociedade. No Brasil, assim como em muitos outros países, o número de telefones já ultrapassa o número de pessoas, e a venda de aparelhos e instalação de novas estações de rádio base continua crescendo.

A chegada de uma nova geração tecnológica, o 4G, provoca alterações na canalização e propostas de alterações regulatórias, inclusive um Projeto de Lei federal (PLS 293/2012 ) que, entre outras coisas, restringe a autonomia dos municípios para legislar sobre paisagem e saúde, quando associadas à telefonia celular.

Este PL corresponde a uma ótica desenvolvimentista e de desregulamentação e na discussão do mesmo não se valorizam outras experiências legislativas que têm por princípio um maior controle público das emissões de ondas eletromagnéticas visando fornecer maiores garantias à população frente aos riscos à saúde, decorrentes do uso do aparelho e da presença de instalações de telefonia celular. Cabe discutir o real impacto à saúde e a oportunidade de mudanças na certificação de aparelhos, por exemplo, com o uso de simulação computacional, alem das medições.

* CLÁUDIO ENRIQUE FERNANDEZ RODRIGUES possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletromagnetismo Aplicado, Microondas, Fotônica, Eletrônica de Altas Frequências e Ensino de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos biológicos, compatibilidade eletromagnética, dispositivos para telecomunicações e circuitos para microondas.

Para mais informações, ligue 71 3283-6568.

Maiores informações sobre o café científico de Salvador podem ser encontradas em http://cafecientificossa.blogspot.com

Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org.

Att
Comissão Organizadora do Café Científico:
Charbel Niño El-Hani (Instituto de Biologia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, UFBA).
Primo Maldonado (LDM).
Luana Maldonado (LDM)
Liziane Martins (Faculdades Jorge Amado)
Nei de Freitas Nunes Neto (Instituto de Biologia, UFBA).
Sidarta Rodrigues (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA)
Valter Alves Pereira (Colégio da Polícia Militar. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Anna Cassia Sarmento (Colégio da Polícia Militar)
Maria Aparecida Santana (Instituto de Biologia, UFBA).
Frederik Moreira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Ricardo Santos do Carmo (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS)
Patricia Zucoloto (Instituto de Psicologia, UFBA).
Luciana Fiuza (Instituto de Biologia, UFBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores