25 de março de 2013

Reservas extrativistas da Bahia organizam seminário de políticas públicas

No período de 8 a 12 de abril vai acontecer em Caravelas e Nova Viçosa, municípios baianos que integram a Reserva Extrativista Cassurubá, o I Seminário de Políticas Públicas para as Reservas Extrativistas da Bahia. O objetivo do evento é apresentar as políticas públicas de competência das respectivas instituições, indicando os procedimentos de acesso, público beneficiário e pré-requisitos. Durante o seminário deverá ser construído um plano de ação para implementação das políticas aos beneficiários dessas unidades de conservação.

Uma comitiva das reservas extrativistas Baía do Iguape, Canavieiras, Corumbau e Cassurubá, composta por gestores, lideranças comunitárias, poder público municipal e conselheiros, esteve em Salvador para sensibilizar secretarias estaduais e órgãos federais para participação no evento.

Com apoio da Frente Parlamentar de Assistência Social da Bahia, foram realizadas reuniões em diversas instituições estaduais e federais que surpreenderam a comitiva pelo interesse despertado e a confirmação de participação de todas elas. Estarão presentes Assessoria do Governador da Bahia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Bahia Pesca, Conab, Incra, Superintendência de Agricultura Familiar e secretarias de Desenvolvimento Social de Combate à Pobreza, do Planejamento, do Meio Ambiente, do Turismo, de Promoção da Igualdade Racial e de Desenvolvimento Urbano.

A comitiva também recebeu sinal positivo de participação do deputado estadual Yulo Oiticica e do deputado federal Afonso Florence no evento. Segundo o gestor da Resex Canavieiras, Marcelo Silveira, “nas reuniões ocorridas em Salvador pudemos ter uma ideia da diversidade e quantidade de políticas públicas que podem ser implementadas nas reservas extrativistas, mas para isso precisamos melhorar nossa articulação e diálogo junto às entidades competentes e fazer essas informações chegarem de forma mais qualificada ao público alvo, sendo o seminário um importante passo nesta direção”.

Além de auxiliar na articulação junto às demais secretarias, a Secretaria de Planejamento se colocou à disposição para auxiliar na organização e execução do evento. “Acreditamos que juntando esforços conseguiremos fazer com que as políticas cheguem às reservas extrativistas da Bahia de forma sistematizada. A Resex Cassurubá será anfitriã deste primeiro seminário”, destaca Joaquim Neto, chefe da Resex Cassurubá. Fica agora a expectativa de se conseguir realizar um evento produtivo e que oriente a implementação de políticas públicas nessas unidades.

Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores