20 de dezembro de 2012

Incêndio destrói vegetação há três dias na Serra do Orobó (BA)

Incêndio destrói vegetação há três dias na Serra do Orobó (BA)

Chamas começaram na tarde de terça-feira, dizem bombeiros.
Incêndios são recorrentes na região nesta época do ano.

Do G1 BA
Comente agora
Incêndio na Serra do Orobó, na Chapada Diamantina, Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)Ainda não há informações sobre abrangência das chamas (Foto: Arquivo Pessoal)
Quinze brigadistas do Corpo de Bombeiros trabalham desde a madrugada desta quinta-feira (20) para apagar um incêndio que atinge a Serra do Orobó, localizada no município baiano de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Segundo o comandante da operação, coronel Miguel Filho, as chamas queimam a vegetação desde a tarde de terça-feira (18).
Serra do Orobó, Ruy Barbosa, Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)Helicóptero é usado para auxiliar no combate às
chamas na serra (Foto: Arquivo Pessoal)
"O fogo atinge a serra, cujo acesso é difícil, além de ventar muito. A região tem uma grande quantidade de candomba, vegetação na qual o fogo se alastra facilmente, e nesta época do ano, a temperatura também é bastante elevada", fala o coronel sobre as dificuldades encontradas.
Ainda de acordo com o comandante da operação, um helicóptero é usado para dar apoio às operações dos bombeiros. Ainda não há informações sobre o que possa ter iniciado as chamas na Serra do Orobó, mas a hipótese de ação humana não foi descartada. "É preciso fazer uma perícia para saber o que aconteceu, mas existem relatos que apontam suspeitos, nada comprovado. É uma região onde ocorre muita caça", afirma coronel Miguel.
Serra do Orobó, Ruy Barbosa, Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)Fogo atinge Serra do Orobó desde terça-feira
(Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cujos técnicos participam da operação de combate às chamas, ainda é cedo para saber a abrangência do fogo.
Incêndios recorrentes
Ainda de acordo com o Inema, os incêndios são recorrentes na Chapada Diamantina e na região oeste da Bahia entre os meses de agosto e dezembro devido à baixa umidade do ar e ao clima quente e seco.
No início de novembro, o número de municípios atingidos por focos de incêndio na Bahia, segundo estimativa do Governo do Estado, passava de 60. Os focos foram mais intensos nos municípios de Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Itaetê, todos do Parque Nacional da Chapada. Na região de Piatã, em Serra de Santana, o fogo chegou a se aproximar das casas.

Um comentário:

  1. é uma pena por essa serra é muito bonita e logo ela vai brotar as vegetaçõesbreve voltarei em rui barbosa

    ResponderExcluir

Seguidores