26 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE
Secretaria comemora o 10o aniversário com realização de seminário

Evento vai agregar informações sobre a bacia do Rio São Francisco e o Sistema Aquífero Urucuia
Os dez anos de criação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) serão marcados com a realização do Seminário Nacional sobre o Sistema Aquífero Urucuia (SAU), nos dias 3 e 4 de dezembro, no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 3, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site www.sema.ba.gov.br, enviando-a para o e-mail deama@sema.ba.gov.br.
Promovido em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), o evento reunirá técnicos governamentais, representantes da sociedade civil e comunidade acadêmica. De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais, Luiz Antônio Ferraro, o seminário busca agregar informações produzidas por diversas instituições e pesquisadores envolvidos nos estudos do Sistema Aquífero e dos recursos hídricos na bacia do Rio São Francisco.
O SAU – O Sistema Aquífero Urucuia é um dos maiores do país e representa importante fonte para o São Francisco, sendo responsável por 40% da vazão de seca do rio, com área aproximada de 140 mil quilômetros quadrados, dos quais 70 mil localizados na Bahia. O sistema abrange também os estados do Maranhão, Piauí e Minas Gerais.
Na Bahia, os limites estão localizados nos municípios de Barreiras, Correntina, Cocos e Formosa do Rio Preto. O aquífero também funciona como reservatório de regularização dos rios, que garante as vazões nos períodos de estiagem e reduz o impacto das cheias nos períodos de chuvas intensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores