19 de setembro de 2012


PROJETO HIDROAMBIENTAL DAS NASCENTES DO RIO SALITRE, SUB-BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Curso D’água
Localização
Obra
Valor
Prazo de Execução
Empresas Responsáveis
Ato Legal
Estágio Atual
Rio Salitre
Morro de Chapéu-BA
Cercamento e naturalização das nascentes
R$ 838.389,05
8 meses
Diagnóstico: Tecnologia e Consultoria Brasileira – TC/BR. Execução: Localmaq Ltda. Fiscalização: Gama Engenharia de Recursos Hídricos Ltda
Ato Convocatório AGB Peixe Vivo nº 013/2012
Contrato assinado


A área beneficiária do projeto é a sub-bacia do rio Salitre, no município de Morro do Chapéu, semiárido da Bahia, no SubMédio São Francisco. A região apresenta diversidade de vegetação, abrangendo desde os campos cerrados até a caatinga. A economia local tem como principal sustentáculo a agropecuária, apresentando grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico.
A grande deficiência de recursos hídricos, caracterizada, inclusive, pela intermitência dos rios, tem gerado, historicamente, conflitos entre os usuários da água. Os principais vetores de degradação são as condições de estradas e caminhos, o uso inapropriado de terras para a pecuária e o desmatamento da vegetação nativa, responsáveis pela exposição e erosão dos solos, que vêm a resultar na degradação dos corpos hídricos.
As ações que o CBHSF programou para a sub-bacia visam proteger a principal cabeceira da nascente do rio Salitre com cercamento e medidas de conservação do solo; estabilização de áreas degradadas mediante terraceamentos; adequação de trechos de estradas com a construção de lombadas e de barraginhas, além da mobilização dos moradores em torno de atividades de educação para as águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores