28 de agosto de 2012

Ibama credencia empresa para emitir anilhasImprimir
Brasília (20/08/2012)- O presidente do Ibama, Volney Zanardi Junior, assinou o termo de credenciamento da empresa Anilhas Capri Indústria e Comércio Ltda EPP para a produção e emissão de anilhas aos criadores amadores de passeriformes já cadastrados no Ibama. Novos criadores não poderão ter acesso ao serviço, a não ser que o órgão de meio ambiente do estado, ao qual o criador pertence, firme acordo de cooperação técnica com o Ibama. O fornecimento de anilhas terá início a partir de 21 de agosto. 

De acordo com o presidente da empresa credenciada, Marcos Gallaro, houve uma evolução em termos de segurança das anilhas. Nova tecnologia foi desenvolvida para garantir maior proteção contra adulteração e falsificação. O laboratório que desenvolveu o sistema é credenciado pelo Inmetro e a tecnologia é nacional. A empresa também produz anilhas para Estados Unidos e alguns países da Europa.

A solicitação continuará sendo feita por meio da página Serviços On-Line do Ibama, que irá verificar a disponibilidade de anilhas para o criador e irá gerar um número único de identificação do pedido. Após realizar a solicitação, o criador deverá entrar no sistema da empresa credenciada para informar o endereço de entrega, escolher a forma de envio (PAC ou SEDEX) e imprimir o boleto de pagamento. O pedido só será efetivado e as anilhas confeccionadas após a confirmação de pagamento pelo banco.

O processo de credenciamento de fábricas para fornecimento de anilhas aos criadores de aves silvestres é previsto pela IN Ibama 10/2011 e regulamentado pela IN Ibama 16/2011 e realizado nos termos do Edital de Credenciamento DBFLO/IBAMA 001/2012.A empresa credenciada obteve aprovação nas quatro etapas do processo.

A partir deste ano as anilhas serão entregues pela fábrica diretamente ao criador amadorista de passeriformes cadastrado no Ibama. Espera-se que após a descentralização da gestão de fauna os estados da federação adotem o mesmo sistema.

Ascom/Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores