Resex Cassurubá lança cartilha e mapa ilustrativo

altBrasília (25/07/2012) – A Reserva Extrativista (Resex) do Cassurubá, unidade de conservação (UC) no município de Caravelas, na Bahia, sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de lançar a cartilha “Senhores do Conselho” e o mapa “Vida Comunitária na Resex Cassurubá”.
As publicações foram produzidas pelo artista baiano Dó Galdino (Ateliê Astucias) e a impressão financiada pelas prefeituras municipais de Caravelas e de Nova Viçosa. O material será distribuído nas escolas, associações e instituições da região de abrangência da UC.
A cartilha, em formato de revista em quadrinhos, aborda o processo de criação da Resex e mostra a importância da participação da comunidade na gestão da UC. Os assuntos são discutidos entre os personagens Martim Pescador, Guaxelo, Dona Sara, Zé Minhoca e Boboi. Cada um representa um grupo de beneficiário.
O personagem Martim Pescador é uma homenagem aos pescadores da região, cujo grupo participou do processo de criação da Reserva Extrativista e na inclusão da área marítima da unidade. Guaxelo é uma referência ao guaxinim, mamífero que se alimenta de caranguejo e representa os catadores de caranguejo.
Dona Sara é a ilustração da saracura, ave que se alimenta de mariscos e representa o grupo de mulheres marisqueiras da região. Zé Minhoca é o personagem que representa os agricultores, grupo que ficou afastado do processo de criação da unidade. E, por último, Boboi que é um tipo de crustáceo que, por seu tamanho reduzido, passa a ideia de ser juvenil e na história representa as crianças, o futuro da Resex.
altO objetivo é que os personagens se tornem mascotes da unidade de conservação e tenham visibilidade em convites e ilustrações, entre outros materiais, além de produtos de educação ambiental como teatro e animações.
O próximo número da cartilha já está sendo discutido e deve retratar, especificamente, o empreendimento de dragagem de acesso ao canal do Tomba, que ocorre na zona de amortecimento da Resex e que influencia muito a vida dos beneficiários.
Mapa
O Mapa “Vida Comunitária na Resex Cassurubá” mostra os aspectos naturais e sociais da unidade. Estão ilustradas as escolas, as igrejas, as comunidades, os pesqueiros, entre outros. A equipe da Resex envolvida com a criação do material teve o cuidado de ilustrar, utilizando os nomes usados tradicionalmente pelos comunitários.
Clique aqui e acesse a cartilha.
Comunicação ICMBio
 (61) 3341-9280