5 de abril de 2012

ZOO DE SALVADOR

Zoo de Salvador ganha novos moradores
O Zoológico de Salvador fecha o primeiro trimestre de 2012 com a chegada de novos moradores: durante o mês de março nasceram um filhote de zebra e um filhote de cervo do pantanal. Além disso, foi descoberta a gestação de uma sucuri - através de exame de ultrassonografia, e 40 ovos de jacaré de papo amarelo, que estão sendo monitorados diariamente.
Segundo o coordenador do Zoo, Gerson Norberto, a gestação do Cervo do Pantanal dura aproximadamente oito meses e a fêmea gera apenas um filhote, por isso é necessário uma atenção especial para esses animais. “Como eles já nascem com pelagem semelhante a dos pais, são caçados para a aquisição da sua galhada e da sua pele, e também pela degradação do seu hábitat essa espécie está ameaçada de extinção”, afirmou o coordenador.
Com uma gestação de 240 dias, as sucuris podem gerar de 20 a 40 filhotes a cada ciclo. “As sucuris são consideradas uma das maiores serpentes do mundo podendo medir de 10 a 12 metros de comprimento, e são amplamente conhecidas pela forma de abater suas presas, por constricção, enrolando-as e apertando firmemente, até que a respiração e os batimentos cardíacos cessem”, ressaltou Gerson.
Ainda segundo Norberto, a gestação das zebras dura aproximadamente 360 dias e gera apenas um filhote. Eles são animais herbívoros originários do continente africano e fazem parte da família dos cavalos, burros e asnos.
Preservação da espécie - Para o veterinário do Zoo, Vinícius Dantas, a importância da reprodução assistida do jacaré de papo amarelo associado ao trabalho de conservação e proibição da caça predatória de alguns animais, fazendo com que eles não constem mais na lista de extinção. O jacaré de papo amarelo é considerado um crocodiliano de médio porte, podendo chegar a medir 2,5 metros. Geralmente desovam entre 17 e 50 ovos por postura, que nascem entre 70 a 80 dias de incubação.
Lazer gratuito - Com uma área verde de cerca de 250.000 metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Parque Zoobotânico de Salvador é um dos principais locais de lazer voltado para interação entre o homem e o meio ambiente, localizado na capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies que também estão em extinção.
Além de ambiente voltado para pesquisa e conservação da fauna e flora brasileira, o parque é voltado para adultos e crianças que queiram ter momentos de integração com o meio ambiente e conhecer de perto as espécies.
O Zoológico de Salvador fica no bairro de Ondina e é aberto ao público de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, e a entrada é gratuita. Vale lembrar, que durante o passeio no Zoo é recomendável o uso de protetor solar para a caminhada e beber bastante água. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.
Fonte: Ascom/Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores