5 de abril de 2012

II WORKSHOP DO PROJETO CORAL-SOL

II WORKSHOP DO PROJETO CORAL-SOL

Aproveitem a oportunidade e inscrevam-se!
Convite para participação no II Workshop do Projeto Coral-Sol a ser realizado em Salvador e na Ilha de Itaparica (BA) no dia 12 de abril de 2012.
Caros parceiros,
É com grande prazer que o Instituto de Estudos sobre a Biodiversidade Marinha da Zona Costeira Brasileira – Instituto Biodiversidade Marinha, os convida para participar do II Workshop do Projeto Coral-Sol a ser realizado no dia 12 de abril de 2012 em Salvador (BA).
O Projeto Coral-Sol (PCS) é uma iniciativa socioambiental do Instituto Biodiversidade Marinha, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental e tem como um dos seus principais objetivos gerar e divulgar novas informações sobre a biologia, ecologia e distribuição desse coral exótico invasor (Tubastraea spp.) no Brasil. Em parceria com a UERJ, o projeto já produziu diversas publicações incluindo artigos, resumos, monografias, dissertações e teses abordando assuntos como reprodução, recrutamento, distribuição, tolerância a fatores abióticos, entre outros.
A confirmação da ocorrência do coral-sol no litoral baiano levantou a necessidade de uma atuação mais concreta nessa região, no sentido de mapear e controlar a expansão do invasor. Nesse contexto, através deste workshop, que unirá pesquisadores, lideranças locais e a sociedade civil organizada, o Projeto Coral-Sol tem como objetivo principal:
1) compartilhar as informações produzidas até o momento com as partes interessadas na Bahia;
2) iniciar o controle do coral-sol na região através de parceiros e interessados.
A programação sugerida está detalhada a seguir, podendo sofrer algumas alterações. Pedimos que confirmem presença até o dia 10 de abril de 2012, por e-mail para coralsol@biodiversidademarinha.org.br.
Cordialmente,
Joel C. Creed
Coordenador geral

Programação do II Workshop do Projeto Coral-Sol (PCS) - Aberto ao público geral
Data: 12 de abril de 2012
Local: Anfiteatro 124 – Instituto de Biologia UFBA (térreo) – Universidade Federal da Bahia - Campus de Ondina – Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Salvador - BA
09:00 – 09:30: Recepção dos convidados e distribuição de material
09:30 – 10:00: Apresentação do Projeto Coral-Sol (Joel Creed – Coordenador, PCS)
10:00 – 10:50: Palestra “Histórico da pesquisa e novas investigações sobre o coral-sol” (Joel Creed e Giselle Gregório – Bióloga, UERJ)
10:50 – 11:10: Coffee break
11:10 – 11:50: Palestra “Interações competitivas entre o coral-sol invasor (Tubastraea tagusensis) e os corais nativos do recife do Cascos, Baía de Todos os Santos” (Ricardo Miranda – Mestrando do Curso de Ecologia e Biomonitoramento IBIO/UFBA)
11:50 – 13:00: Almoço
13:00 – 13: 40: Palestra “Monitorando o coral-sol na Baía da Ilha Grande e litoral Norte do Estado de São Paulo” (Marcelo C. Mantelatto – Oceanógrafo, PCS)
13:40 - 14:10: Palestra: “Controle/erradicação do coral-sol” (Joel Creed)
14:10 – 14:50: Palestra “Educação Ambiental como uma ferramenta contra a bioinvasão” (Camila Meireles – educadora ambiental, PCS)
14:50 – 15:10: Apresentação da proposta do PCS para o Litoral da Bahia (Joel Creed)
15:10 – 15:30: Coffee break
15:30 - 17:30: Sessão de brainstorm e planejamento de ações específicas com participação dos convidados interessados em implantar ações de controle do coral-sol na Baía de Todos os Santos (BTS), abordando a seguinte questões: 1) situação atual de bioinvasão do coral-sol na BTS; 2) parcerias e capacitação; 3) estratégias de comunicação, educação ambiental e mobilização social; 4) monitoramento da efetividade das ações.
17:30 – 18:00: Resumo dos principais resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores