31 de outubro de 2011

Morcegos entram para lista de animais ameaçados de extinção

por Globo Rural On-line


Cientistas advertem que cerca de 20% das espécies podem desaparecer nos próximos anos

Os morcegos são o segundo grupo de mamíferos com mais espécies - cerca de 1,25 mil
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) informou que 20% dos morcegos existentes no mundo correm um sério risco de desaparecer e pediu maiores esforços para protegê-los. "Os morcegos estão desaparecendo em um ritmo alarmante, devido,em parte, à ignorância e desconhecimento dos benefícios que proporcionam", explicou o co-presidente do grupo de especialistas, Paul A. Racey.

Estes animais, que são o segundo grupo de mamíferos com mais espécies - cerca de 1,25 mil - realizam uma importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de pragas de insetos.

No México, por exemplo, o morcego Tadarida brasiliensis se alimenta das pragas de insetos que permeiam os cultivos de algodão e tabaco, reduzindo assim as infestações e a quantidade de pesticidas. "Devemos construir uma estratégia para a preservação de morcegos e educar as novas gerações sobre sua importância no ecossistema", esclareceu Racey.

Os morcegos podem se abrigar na escuridão das cavernas, nos buracos das árvores ou entre folhagem de quase qualquer tipo, sempre que encontrarem duas coisas fundamentais para eles: um espaço para armazenar comida e uma vara na qual possam dormir pendurados.

Por isso é comum encontrá-los em florestas, onde quase não penetra luz e onde podem achar muitos galhos para repousar durante o dia, embora a UICN tenha informado que o crescente desmatamento mundial está acabando com o habitat natural destes animais.


fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI276011-18095,00-MORCEGOS+ENTRAM+PARA+LISTA+DE+ANIMAIS+AMEACADOS+DE+EXTINCAO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores