4 de setembro de 2011

Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento


Biologia, ecologia e conservação de tartarugas marinhas

Carga horária: 15h

Ementa: Origem, evolução, biologia e ecologia das tartarugas marinhas. Distribuição das espécies no Brasil e no mundo. Estado da arte das pesquisas no Brasil e no mundo, manejo das espécies ex situ e in situ. Principais atividades desenvolvidas em áreas de alimentação e áreas de reprodução. Projetos de conservação no Brasil e no mundo, realidades e fragilidades. Educação ambiental e espécies bandeira como ferramentas para conservação.

Professora: Adriana Jardim

Período: 1, 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã


Introdução à bioinvasão

Carga horária: 24h

Ementa: Conceitos; histórico da bioinvasão no Brasil e no mundo. Modelos ecológicos relacionadas à bioinvasão; principais conseqüências. Legislação. Estudos de caso (para ambientes terrestres, marinhos e de água doce). Técnicas para manejo de espécies invasoras.

Professores: Diogo Rafael, Gilane Couto, Natália Menezes

Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã e Tarde


Funções ecossistêmicas em bacias hidrográficas e o monitoramento

Carga horária: 30h

Ementa: Noções gerais e caracterização de bacias hidrográficas. Funções ecossistêmicas em bacias hidrográficas. Ambientes ripários e sistemas aquáticos: importância e funcionamento. Dinâmica de matéria orgânica em ambientes ripários e ciclagem de nutrientes. Decomposição do detrito foliar em riachos: Principais aspectos envolvidos; O papel dos micro-organismos e invertebrados na decomposição. Atividades impactantes nas bacias hidrográficas brasileiras. Práticas aplicadas ao manejo das bacias hidrográficas: Funções ecossistêmicas como ferramentas para o monitoramento de bacias hidrográficas. Restauração e conservação de matas; A decomposição foliar e avaliação de integridade biológica. Atividade prática de decomposição em campo, relacionando os assuntos abordados durante o curso.

Professoras: Lorena Cruz, Mariana Aguiar

Período: 1, 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Tarde


Recifes de corais: um ecossistema ameaçado!

Carga Horária: 16h

Ementa: Recifes de corais, formação e diversidade. Mudanças climáticas e seus efeitos na degradação dos recifes, na perda da biodiversidade e no branqueamento dos corais. Influência do aumento da temperatura global na saúde e na relação autotrófica e heterotrófica dos corais. Processo da calcificação dos corais e suas técnicas de mensuração. Panorama atual das ações acadêmicas e/ou governamentais que visam à conservação dos recifes costeiros na Bahia e no Brasil.

Professora: Lourianne M. F. Santos

Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã


Ecologia e Conservação de Briófitas

Carga horária: 15h

Ementa: Introdução às briófitas. Dispersão e dinâmica populacional das briófitas. Fatores que influenciam a estrutura das comunidades de briófitas. Importância ecológica. Efeitos da perda de habitat e da fragmentação sobre estrutura, composição e riqueza das comunidades. Utilização de briófitas em estudos ecológicos. Extinção e conservação

Professora: Luciana Reis

Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Tarde


Ecologia de recifes de corais: Um enfoque nos corais construtores e peixes recifais dos recifes de corais brasileiros

Carga Horária: 32h

Ementa: Histórico da evolução dos recifes de corais, enfocando corais e peixes recifais, um quadro atual de ocorrência, apontando as condições ambientais fundamentais para o seu desenvolvimento. Levantamento dos recifes brasileiros, da riqueza de espécies de corais e peixes e sua biogeografia. Caracterização da estrutura da comunidade e estudo das interações ecológicas de corais e de peixes recifais. Análise dos impactos humanos que atualmente ameaçam os recifes de corais e principalmente os estoques pesqueiros em todo mundo. Estudo teórico-prático de métodos de amostragem da comunidade de corais e peixes.

Professores: José de Anchieta C. C. Nunes, Miguel Loiola, Rodrigo Reis

Período: 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã e Tarde


Ecologia de Manguezal

Carga horária: 24h

Ementa: Definição e caracterização dos manguezais. Biogeografia dos manguezais; Características ambientais. Comunidade dos manguezais: Adaptações das espécies ao ambiente entremarés; Interações bióticas. Classificação dos manguezais: aspectos estruturais e geomorfológicos; Zonação de espécies; Dinâmica do ecossistema. Valor dos manguezais: recursos, funções e atributos; Manutenção da biodiversidade e recursos pesqueiros; Conectividade entre ecossistemas; Impactos e mudanças climáticas. Restauração, conservação e manejo sustentável dos manguezais. Técnicas e métodos de estudos em manguezais.

Professores: Dante Mariano, Patrícia Costa.

Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã e Tarde


Princípios Básicos de Ecologia de Paisagem

Carga horária: 32h

Ementa: Noções básicas de Ecologia de Ecologia da Paisagem: Perspectiva histórica; abordagem ecológica e geográfica. Principais conceitos: Paisagem, mancha, fragmento, matriz, perda de habitat, unidade da paisagem, elementos da paisagem. Perspectiva dos organismos: escala. Métricas da paisagem: Composição, configuração, correlação entre as métricas. Estado da arte: exemplos de estudos que abordaram problemas ecológicos sob a perspectiva de Ecologia da Paisagem, perspectivas futuras. Noções de delineamento focado na abordagem em Ecologia da Paisagem.

Professores: Rafaela Lorena da Silva Santos, Eduardo Moreira

Período: 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã e Tarde


Polinização por abelhas africanizadas “Apis mellifera”

Carga horária: 15h

Ementa: Abordagem ecológica da história natural de abelhas tropicais. Polinização, diferentes tipos de polinização. Morfologia e biologia da abelha “Apis mellifera” africanizada. Principais culturas polinizadas pela “Apis mellifera”, contribuição para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e medidas de proteção desta abelha na natureza.

Professor: António Diakos

Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Tarde



Introdução a Ornitologia de campo: Técnicas de amostragem de aves em estudos de ecologia e aves com os modelos de estudos ecológicos

Carga horária: 16h

Ementa: Avifauna brasileira: características, hábitos, comunicação sonora e hábitats. Espécies de aves brasileiras globalmente ameaçadas de extinção. Estudo e coleta de dados sobre as aves.

Professor: Rafael Alves dos Santos e Santos

Período: 5, 12, 19 e 26 de Novembro / Manhã


ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS MAMÍFEROS

Carga horária: 40h

Ementa: Mamíferos. Atuais ameaças para a conservação de espécies brasileiras. Principais estratégias para minimizar os impactos. Métodos de captura de mamíferos e coleta de dados em campo. Técnicas de conservação de espécimes em coleções científicas. Monitoramento de pequenos mamíferos no contexto de populações e comunidades.

Professor: Candelária Estavillo e Norlan Santos

Período: 5, 12 e 19 de Novembro / Manhã e Tarde


ÉTICA E EVOLUÇÃO: Análise do uso de animais em atividades humanas

Carga horária: 40h

Ementa: Estudo das bases da ética animal e ambiental e suas relações com a teoria evolutiva darwinista por intermédio da Aprendizagem Baseada em Problemas. Argumentação como forma de comunicação científica. Dimensões cognitiva e valorativa nos problemas da ciência e do cotidiano. Problemas do uso de animais não-humanos na pesquisa, na sala de aula, no entretenimento e na alimentação.

Professores: Dália Melissa Conrado, Nei Freitas Nunes-Neto

Período: 29 de Outubro; 5, 12, 19 e 26 de Novembro/ Tarde



Os Cursos em Ecologia são uma iniciativa dos alunos do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA para promover troca de conhecimentos e discussão sobre temas atuais em Ecologia.


Local

Instituto de Biologia

Universidade Federal da Bahia



Inscrições

2 latas de Leite Ninho e/ou 1 pacote de fralda geriátrica (M/G).

As doações serão destinadas a Instituição de Caridade Lar Irmã Maria Luiza, Av. Caminho de Areia, 215 - Roma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores