Biologia, ecologia e conservação de tartarugas marinhas
Carga horária: 15h
Ementa: Origem, evolução, biologia e ecologia das tartarugas marinhas. Distribuição das espécies no Brasil e no mundo. Estado da arte das pesquisas no Brasil e no mundo, manejo das espécies ex situ e in situ. Principais atividades desenvolvidas em áreas de alimentação e áreas de reprodução. Projetos de conservação no Brasil e no mundo, realidades e fragilidades. Educação ambiental e espécies bandeira como ferramentas para conservação.
Professora: Adriana Jardim
Período: 1, 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã
Introdução à bioinvasão
Carga horária: 24h
Ementa: Conceitos; histórico da bioinvasão no Brasil e no mundo. Modelos ecológicos relacionadas à bioinvasão; principais conseqüências. Legislação. Estudos de caso (para ambientes terrestres, marinhos e de água doce). Técnicas para manejo de espécies invasoras.
Professores: Diogo Rafael, Gilane Couto, Natália Menezes
Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã e Tarde
Funções ecossistêmicas em bacias hidrográficas e o monitoramento
Carga horária: 30h
Ementa: Noções gerais e caracterização de bacias hidrográficas. Funções ecossistêmicas em bacias hidrográficas. Ambientes ripários e sistemas aquáticos: importância e funcionamento. Dinâmica de matéria orgânica em ambientes ripários e ciclagem de nutrientes. Decomposição do detrito foliar em riachos: Principais aspectos envolvidos; O papel dos micro-organismos e invertebrados na decomposição. Atividades impactantes nas bacias hidrográficas brasileiras. Práticas aplicadas ao manejo das bacias hidrográficas: Funções ecossistêmicas como ferramentas para o monitoramento de bacias hidrográficas. Restauração e conservação de matas; A decomposição foliar e avaliação de integridade biológica. Atividade prática de decomposição em campo, relacionando os assuntos abordados durante o curso.
Professoras: Lorena Cruz, Mariana Aguiar
Período: 1, 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Tarde
Recifes de corais: um ecossistema ameaçado!
Carga Horária: 16h
Ementa: Recifes de corais, formação e diversidade. Mudanças climáticas e seus efeitos na degradação dos recifes, na perda da biodiversidade e no branqueamento dos corais. Influência do aumento da temperatura global na saúde e na relação autotrófica e heterotrófica dos corais. Processo da calcificação dos corais e suas técnicas de mensuração. Panorama atual das ações acadêmicas e/ou governamentais que visam à conservação dos recifes costeiros na Bahia e no Brasil.
Professora: Lourianne M. F. Santos
Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã
Ecologia e Conservação de Briófitas
Carga horária: 15h
Ementa: Introdução às briófitas. Dispersão e dinâmica populacional das briófitas. Fatores que influenciam a estrutura das comunidades de briófitas. Importância ecológica. Efeitos da perda de habitat e da fragmentação sobre estrutura, composição e riqueza das comunidades. Utilização de briófitas em estudos ecológicos. Extinção e conservação
Professora: Luciana Reis
Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Tarde
Ecologia de recifes de corais: Um enfoque nos corais construtores e peixes recifais dos recifes de corais brasileiros
Carga Horária: 32h
Ementa: Histórico da evolução dos recifes de corais, enfocando corais e peixes recifais, um quadro atual de ocorrência, apontando as condições ambientais fundamentais para o seu desenvolvimento. Levantamento dos recifes brasileiros, da riqueza de espécies de corais e peixes e sua biogeografia. Caracterização da estrutura da comunidade e estudo das interações ecológicas de corais e de peixes recifais. Análise dos impactos humanos que atualmente ameaçam os recifes de corais e principalmente os estoques pesqueiros em todo mundo. Estudo teórico-prático de métodos de amostragem da comunidade de corais e peixes.
Professores: José de Anchieta C. C. Nunes, Miguel Loiola, Rodrigo Reis
Período: 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã e Tarde
Ecologia de Manguezal
Carga horária: 24h
Ementa: Definição e caracterização dos manguezais. Biogeografia dos manguezais; Características ambientais. Comunidade dos manguezais: Adaptações das espécies ao ambiente entremarés; Interações bióticas. Classificação dos manguezais: aspectos estruturais e geomorfológicos; Zonação de espécies; Dinâmica do ecossistema. Valor dos manguezais: recursos, funções e atributos; Manutenção da biodiversidade e recursos pesqueiros; Conectividade entre ecossistemas; Impactos e mudanças climáticas. Restauração, conservação e manejo sustentável dos manguezais. Técnicas e métodos de estudos em manguezais.
Professores: Dante Mariano, Patrícia Costa.
Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Manhã e Tarde
Princípios Básicos de Ecologia de Paisagem
Carga horária: 32h
Ementa: Noções básicas de Ecologia de Ecologia da Paisagem: Perspectiva histórica; abordagem ecológica e geográfica. Principais conceitos: Paisagem, mancha, fragmento, matriz, perda de habitat, unidade da paisagem, elementos da paisagem. Perspectiva dos organismos: escala. Métricas da paisagem: Composição, configuração, correlação entre as métricas. Estado da arte: exemplos de estudos que abordaram problemas ecológicos sob a perspectiva de Ecologia da Paisagem, perspectivas futuras. Noções de delineamento focado na abordagem em Ecologia da Paisagem.
Professores: Rafaela Lorena da Silva Santos, Eduardo Moreira
Período: 8, 15, 22 e 29 de Outubro/ Manhã e Tarde
Polinização por abelhas africanizadas “Apis mellifera”
Carga horária: 15h
Ementa: Abordagem ecológica da história natural de abelhas tropicais. Polinização, diferentes tipos de polinização. Morfologia e biologia da abelha “Apis mellifera” africanizada. Principais culturas polinizadas pela “Apis mellifera”, contribuição para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e medidas de proteção desta abelha na natureza.
Professor: António Diakos
Período: 1, 8, 15 e 22 de Outubro/ Tarde
Introdução a Ornitologia de campo: Técnicas de amostragem de aves em estudos de ecologia e aves com os modelos de estudos ecológicos
Carga horária: 16h
Ementa: Avifauna brasileira: características, hábitos, comunicação sonora e hábitats. Espécies de aves brasileiras globalmente ameaçadas de extinção. Estudo e coleta de dados sobre as aves.
Professor: Rafael Alves dos Santos e Santos
Período: 5, 12, 19 e 26 de Novembro / Manhã
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS MAMÍFEROS
Carga horária: 40h
Ementa: Mamíferos. Atuais ameaças para a conservação de espécies brasileiras. Principais estratégias para minimizar os impactos. Métodos de captura de mamíferos e coleta de dados em campo. Técnicas de conservação de espécimes em coleções científicas. Monitoramento de pequenos mamíferos no contexto de populações e comunidades.
Professor: Candelária Estavillo e Norlan Santos
Período: 5, 12 e 19 de Novembro / Manhã e Tarde
ÉTICA E EVOLUÇÃO: Análise do uso de animais em atividades humanas
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das bases da ética animal e ambiental e suas relações com a teoria evolutiva darwinista por intermédio da Aprendizagem Baseada em Problemas. Argumentação como forma de comunicação científica. Dimensões cognitiva e valorativa nos problemas da ciência e do cotidiano. Problemas do uso de animais não-humanos na pesquisa, na sala de aula, no entretenimento e na alimentação.
Professores: Dália Melissa Conrado, Nei Freitas Nunes-Neto
Período: 29 de Outubro; 5, 12, 19 e 26 de Novembro/ Tarde
Os Cursos em Ecologia são uma iniciativa dos alunos do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA para promover troca de conhecimentos e discussão sobre temas atuais em Ecologia.
Local
Instituto de Biologia
Universidade Federal da Bahia
Inscrições
2 latas de Leite Ninho e/ou 1 pacote de fralda geriátrica (M/G).
As doações serão destinadas a Instituição de Caridade Lar Irmã Maria Luiza, Av. Caminho de Areia, 215 - Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário