30 de março de 2011

Epidemiologia, diagnóstico e vacinas estão na pauta de simpósio de parasitologia

Carol Soledade*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Epidemiologia, vacinas, avanços nos diagnósticos e até mesmo como os parasitos interferem no comportamento humano. Esses são alguns assuntos que serão abordados no 3° Simpósio da Sociedade Brasileira de Parasitologia (regional Bahia), que acontece entre os dias 4 e 6 de abril, no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador.

Promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) em parceria com a Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), o evento − franqueado ao público externo − está com inscrições abertas até o dia 4.

Os interessados devem realizar inscrição no departamento, no campus, das 8h às 16h, com taxa de R$ 30. Sócios da SBP têm isenção do pagamento da taxa. Estão sendo disponibilizadas 450 vagas.

A iniciativa, voltada para estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação, é coordenada pelo professor do DCV Artur Lima, e celebra o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

“A OMS (Organização Mundial da Saúde), preocupada com o estado de saúde das pessoas e alerta para os males que acometem a população, criou esse dia como forma de mobilizar a sociedade e chamar a atenção para as doenças parasitárias, responsáveis por considerável mortalidade em todo o mundo”, destaca Artur, que é presidente da regional Bahia da SBP.

O professor completa: “Doenças como esquistossomose, toxoplasmose e de Chagas muito se deve à ausência de políticas básicas nas áreas da saúde, da educação e da assistência social”.

A programação reúne importantes nomes da área de parasitologia, como Naftale Katz, presidente nacional da SBP, e Mitermayer Galvão, diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento tem apoio da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e das fundações Fiocruz e de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Informações: parasitologista@gmail.com.

*Colaborou Iza Florentino, ex-repórter do Núcleo de Jornalismo/Ascom

Imagem (home): Divulgação

http://www.uneb.br/2011/03/29/epidemiologia-diagnostico-e-vacinas-estao-na-pauta-do-simposio-de-parasitologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores