6 de julho de 2010

Cursos modulares de Biossegurança - UFBA

Público alvo:
1º ao 3º módulo: Estudantes do último ano de graduação e profissionais que trabalham nas áreas de saúde.
4º módulo: Profissionais que trabalham com tuberculose.
Professores, conferencistas e representantes de Instituições – a confirmar
LABIMUNO-INCT-DT / Ambulatórios de Infectologia e de Pneumologia HUPES / CRIE-UFBA / CESAT / SESAO – UFBA / ANVISA / LACEN – Bahia / ANBio / CTNBio / Órgãos e Empresas de Serviços de reciclagem e de Tratamento de resíduos sólidos e efluentes / IBIT / Hospital Otavio Mangabeira / Hospital Couto Maia/ Secretaria de Saúde do Município de Salvador / Secretaria de Saúde do Estado da Bahia / Ministério da Saúde / MCT
Características dos cursos teórico-práticos:
Objetivos: Sensibilizar, formar, capacitar e treinar profissionais e estudantes quanto às possíveis condutas, ações, tomadas de decisões, planejamento, medidas de prevenção, educação em biossegurança e minimização de riscos ocupacionais.
Metodologia de ensino:
Estudos dirigidos, conferências, discussões de modelos e estudos de caso.
Avaliação: Demonstração da capacidade de identificar riscos, confeccionar mapas, POP e quadros explicativos situacionais. Nota mínima para aprovação 7,0. Fequência mínima de 75% .

Módulo 01 - Introdução à Biossegurança para as áreas biológicas, biotecnológicas e da saúde.
18 e 19 de junho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Introdução à Biossegurança e à Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos. Introdução a mapa de atividades e mapa de risco. Métodos de prevenção de riscos ocupacionais.
Módulo 02 - Biossegurança I - Para as áreas da saúde e biotecnológicas
16 e 17 de julho (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação de conflitos em bioética e biossegurança nas atividades ocupacionais. Biossegurança e Biosseguridade. Lei de Biossegurança. Classificação de riscos ocupacionais, riscos biológicos, mapa de atividades e mapa de risco. Resíduos e rejeitos. Reciclagem de produtos gerados em atividades domésticas e ocupacionais. Métodos profiláticos.
Módulo 03 - Avanços em Biossegurança para as áreas da saúde, biológicas e biotecnológicas
27 e28 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Como elaborar POPs, mapas de atividades e de risco. CIPA. CTNBio. Discussão de leis do MTE e de Resoluções e Normas Regulamentadorasrelativas à segurança e saúde dos trabalhos na área. Biossegurança em laboratório de diagnóstico e pesquisa. Papel e controle da Vigilância Sanitária. Normas e leis de controles de setores e estabelecimentos de serviços de saúde. Procedimentos de acondicionamento, manipulação e descarte de resíduos sólidos e líquidos de estabelecimentos de serviços de saúde e de pesquisa. Riscos em setores de diagnóstico de virologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, hematologia e citogenética, e setores de atenção a saúde.
Módulo 04 - Biossegurança para profissionais que trabalham com tuberculose.
24 e 25 de setembro (sexta-feira e sábado)
Horários: 8:00h as 12:00h e 13:00h as 18:00h*
Identificação e análise de atividades de risco biológico ocupacional. Mapa de atividades, mapa de risco, medidas de prevenção e qualidade em biossegurança nos setores de trabalho. Métodos de desenvolvimento de procedimentos operacionais seguros. Esclarecimento e desmistificação dos riscos de infecção e contágio em ambiente de trabalho. Discussão de métodos atuais de diagnóstico laboratorial e profilático da tuberculose humana.
*Avaliação: horário complementar a combinar.
Indispensável para a confirmação da inscrição documentos originais e cópia para arquivo.
1 . Ficha de pré-inscrição preenchida.
2 . CPF e RG
3 . Comprovante de exercício/trabalho nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, matrícula em curso de pós-graduação ou do último ano de graduação.
Inscrições
Colegiado do Curso de Biotecnologia
Secretaria Srta. Reneé Rudner
2º andar, sala 204, Instituto de Ciências da Saúde
Horário: das 15:00h as 20:00h
Tel: 71 3283 8936

Inscrições para os cursos modulares de Biossegurança
Postado em 07/06/2010 por Coordenação PPGIm
A partir de 07/06/2010, as inscrições para os cursos modulares de Biossegurança temporáriamente serão feitas na secretaria geral do ICS, no 2º andar com a Sra. Jéssica no horário das 15 as 20hs. Informaçoes com o telefone -71-3283-8903.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores