26 de janeiro de 2015

Delegacia da Bahia será sede do CRBio-08

Delegacia da Bahia será sede do CRBio-08

Aprovada no dia 6 de junho, a criação do novo Conselho Regional de Biologia da 8ª região – CRBio-08 passa a abrigar três estados do CRBio-05: Bahia, Sergipe e Alagoas. O novo Conselho será instalado em Salvador, na atual Delegacia da Bahia, e tem como objetivo melhorar a atuação e a visibilidade desses estados. A nova sede irá aproveitar toda a estrutura da atual Delegacia para prestar, com eficiência, as demandas do CRBio-08.
Criada em 2001, a Delegacia da Bahia nasceu com o intuito de atender melhor aos biólogos registrados na Jurisdição, tendo em vista que a Bahia, juntamente com Pernambuco, é um dos estados com o maior número de registrados do Nordeste. Tratou-se de um passo importante do Conselho, visto que até o momento, a representação do estado estava restrita ao espaço físico do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia, sob a responsabilidade da Conselheira Bióloga Profª. Lecticia Scardino Scott Faria (3848/05-D), com contribuição da Bióloga Profª Hermínia Maria de Bastos Freitas, como representante do CRBio-05 na Bahia.
A efetivação da Delegacia se concretizou durante a gestão da então Vice-Presidente do CRBio-05, a Conselheira Profª. Dra. Iracema Andrade Nascimento (0020/05-D) – elegendo o nome do Biólogo César Roberto Góes Carqueija (27013/05-D) (atual vice-presidente) como Delegado Regional. A efetivação só foi possível graças à mudança de local, já que o espaço no Instituto de Biologia da UFBA havia se tornado incompatível com o crescimento do número de registros no estado. Dessa forma, a Delegacia passou a funcionar no bairro da Barra, ampliando sua estrutura de equipamentos e de pessoal.
Como avanço desta nova situação, foi implantado o setor de fiscalização da Delegacia e a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica eletrônica, sendo esta última uma ação que gerou mais agilidade nesses processos, até então efetuados de forma manual. Neste período, a Delegacia teve como delegados, sucessivamente, o Biólogo César Carqueija, Robeilton Andrade Lima (27349/05-D) e Altanir Marinho.
Em 2011, o já Conselheiro Vice-Presidente César Carqueija sensibilizou os membros da Diretoria e do Plenário para a necessidade de aquisição de um novo espaço físico para funcionamento da Delegacia da Bahia, considerando o crescimento vertiginoso do número de registrados residentes no estado e, principalmente, pela perspectiva que se ensaiava da criação de uma nova Regional no Nordeste, tendo Salvador como município sede. Assim, foi adquirido um novo imóvel para funcionamento da Delegacia da Bahia, situado no bairro do Comércio, centro financeiro e comercial de Salvador, que foi reformado considerando a perspectiva futura da criação de uma nova Regional.
Com ótima infraestrutura e corpo funcional ampliado e preparado, a Delegacia se tornou um exemplo de eficácia dentro do próprio CRBio-05, prestando um serviço de excelência aos registrados. Desta forma, a atual Delegacia da Bahia encontra-se preparada em estrutura física e administrativa para se tornar a nova sede do recém criado Conselho Regional de Biologia – 8ª Região (CRBio-08).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores