23 de abril de 2014

PELD e CNPq lançam livro sobre pesquisas ecológicas de longa duração

O Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, felicitou os organizadores Marcelo Tabarelli, Carlos Frederico Duarte da Rocha, Helena Piccoli Romanowski, Odete Rocha e Luiz Drude de Lacerda pelo lançamento do livro PELD – CNPq: Achados Lições e Perspectivas, em comemoração aos 10 anos do programa.

Durante a Cerimônia, no dia 14/04, no auditório do CNPq, Glaucius Oliva, comemorou a importância do PELD para o Brasil: “É emblemático estarmos lançando este livro aqui no CNPq. Atualmente é raro um programa durar tanto tempo e continuar sendo relevante. As coisas tendem a ser muito cíclicas”. O presidente também destacou as contribuições do programa para o bioma brasileiro: “Nós temos uma diversidade enorme no nosso País. E era fundamental que nós, por meio de vocês, especialistas, aprendêssemos sobre esse grande patrimônio, que são os nossos diferentes biomas”.

O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcelo Tabarelli, apresentou o livro como instrumento para compreensão dos desafio futuros: “Esta obra é bastante ambiciosa a medida em que procuramos ir além dos principais achados, fazendo uma reflexão sobre a historia do programa e como ele vem operando. Isso a coloca como uma ferramenta fundamental para entendermos os desafios da sustentabilidade”.

PELD - Criado em 1996,  o programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração é uma iniciativa pioneira na obtenção de informações relevantes para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais dos ecossistemas brasileiros.
Atualmente são 31 sítios realizando pesquisas e atuando em diversos biomas e ecossistemas brasileiros integrados em rede para o desenvolvimento e o acompanhamento de pesquisas ecológicas de longa duração. Os projetos são aprovados mediante Editais específicos, por um prazo de 10 anos, renovados anualmente.

O PELD apresenta resultados relevantes relacionados ao envolvimento com as comunidades locais. E contabiliza diversas experiências bem sucedidas em projetos de educação ambiental, parcerias com prefeituras e trabalho com populações localizadas no entorno de áreas de preservação ambiental, o livro é resultado dessas ações.

Conheça e faça o Download do livro: PELD – CNPq: Achados Lições e Perspectivas
Visite a nova Home-page do Peld.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Foto: Marcelo Gondim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores