18 de dezembro de 2014

Mapa interativo da Nasa mostra cobertura vegetal do planeta

Texto de Suzana Camargo - Planeta Sustentável

reprodução
Graças aos dados coletados pelo satélite Suomi NPP, durante doze meses entre 2012 e 2013, conseguiu-se reproduzir a imagem em alta-resolução que revela o quanto da Terra ainda é ocupada por plantas vivas. 

Ao coletar as informações no período de um ano, os pesquisadores puderam fazer um mapa com dados reais, que levam em conta diferenças nas imagens provocadas pela influência das diferentes estações - verão, primavera, outono ou inverno - na natureza. Além disso, o satélite distingue de maneira precisa a luminosidade gerada por plantas ou objetos. 

Tons verdes mais escuros reproduzem áreas do planeta onde a vegetação é mais densa e as regiões mais claras, sem sinal de verde, revelam os locais onde há predominância de secas, rochas ou centros urbanos. Este é o caso, por exemplo, do norte da África e Oriente Médio - áreas tradicionalmente desérticas - e da Austrália, país que vem sofrendo drasticamente com estiagens nos últimos anos. 

A Amazônia e a Europa aparecem como as regiões com a mais densa cobertura vegetal. A imagem é interativa e é possível aproximá-la ou distanciá-la usando o zoom para ver regiões específicas. Confira aqui o mapa "Vegetation on our Planet".

FONTE PLANETA SUSTENTAVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores