20 de outubro de 2014

Café Científico debaterá a adulteração de combustíveis

Café Científico debaterá a adulteração de combustíveis

Fraude causa danos à saúde humana e ao veículo

"Adulteração de combustíveis: o que estão colocando no seu carro” é o tema da discussão do Café Científico Salvador deste mês de outubro.  O evento que acontecerá às 18h da sexta-feira, dia 24/10, trará uma perspectiva científica sobre o tema de grande interesse da população, mediante a participação do  professor do Instituto de Química da UFBA, Leonardo Sena Gomes Teixeira. O debate é aberto ao público e acontecerá no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. 
O debate
A discussão abordará os combustíveis automotivos, de acordo com o tipo e aplicação que requerem um mínimo de qualidade para que sua energia possa ser utilizada da melhor maneira possível no motor veicular. No Brasil, essa qualidade mínima é estabelecida por especificações técnicas, que são legalmente amparadas por lei, visando assegurar que todo o combustível comercializado possua um padrão mínimo avaliado por suas características físico-químicas determinadas por testes e análises laboratoriais. 
No entanto, antes do combustível chegar ao consumidor, alterações na qualidade do combustível podem ser introduzidas seja por meio de transporte, manuseio e armazenamento inadequados ou adulteração pela adição ilegal de outras substâncias, tais como solventes. Apesar da preocupação e ações do órgão regulador do setor de combustíveis e programas de acompanhamento da qualidade, práticas de adulterações da gasolina, óleo diesel e álcool combustível ainda são presentes no Brasil. 
No Café Cientifico, o professor Leonardo Sena Gomes Teixeira falará sobre a adição de compostos irregulares nos combustíveis pode trazer prejuízo direto ao consumidor, com danos à a saúde e ao veículo.

Café Científico 
O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. Para mais informações, ligue 71 3283-6568 ou acesse  http://cafecientificossa.blogspot.com ehttp://www.cafescientifique.org.
Fonte: ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores