31 de maio de 2014

Capes divulga edital do Programa Jovens Talentos para a Ciência

Capes divulga edital do Programa Jovens Talentos para a Ciência
  Coordenação de Comunicação Social   

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 23, o edital n°26/2014, referente ao Programa Jovens Talentos para a Ciência, que concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação. O objetivo principal é a preparação de estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq).
Adesão das instituições
A adesão das instituições ao programa deve ser feita por meio do preenchimento do formulário disponível na página do programa até as 23h59 do dia 4 de junho de 2014.
Estudantes
Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet, de 5 a 20 de junho 2014.
A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva a ser realizada em cada universidade, no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.
A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.
Requisitos
Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão: ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.
Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.
Desde a primeira edição do programa, em 2012, o Jovens Talentos para Ciência já contemplou 15.667 estudantes.
(CCS/Capes)

Seguidores