4 de abril de 2014

Pesquisadores da UESC Descobrem Nova Espécie de Camarão



Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) encontraram nos manguezais de Maraú (BA) uma nova espécie de camarão do gênero Potamalpheops. A descoberta foi realizada pelos alunos dos programas de Pós-Graduação em Zoologia (Guidomar O. Soledade) e em Sistemas Aquáticos Tropicais (Patricia S. dos Santos) e pelo coordenador do Grupo de Pesquisas em Carcinologia da UESC, professor/Dr. Alexandre O. Almeida.

De acordo com o grupo, na pesquisa realizada nos meses de janeiro e março de 2013, os crustáceos foram encontrados em um manguezal situado na foz dos rios Baiano e Serra, próximo ao povoado de Tremembé, município de Maraú, Bahia. Trata-se de um camarão de pequeno tamanho, com aproximadamente 1 cm de comprimento. Os camarões foram obtidos em tocas de outros crustáceos em ambiente de mangue, como o caranguejo-uçá. Após análise em laboratório, foi constatado que os camarões pertencem a uma nova espécie do gênero Potamalpheops, que não era previamente conhecida na América do Sul, possivelmente, a primeira espécie do Atlântico sudoeste de camarão do gênero Potamalpheops Powell.

O nome da espécie, Potamalpheops tyrymembe, foi escolhido em homenagem ao local onde foi descoberta. Tremembé, que vem do Tupi tyrymembe, que significa “pântano”. Este crustáceo pertence a um grupo de animais conhecidos pelas comunidades tradicionais da região como “tamarús”. O artigo contendo a descrição da nova espécie foi publicado em fevereiro deste ano na Revista Zootaxa (http://biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.3760.4.7).

FONTE: UESC.GOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores