16 de maio de 2012

Exposição itinerante visitará cidades do litoral com dois caminhões, em sua nova fase

Exposição itinerante visitará cidades do litoral com dois caminhões, em sua nova fase


maio 16, 2012 on 11:39 am
In Projeto Itinerante, Viva a Mata


A Fundação SOS Mata Atlântica lança, dia 18 de maio, a nova fase do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Ao todo, a exposição percorrerá 14 cidades do litoral brasileiro, com o objetivo de mostrar ao público a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos. A mostra itinerante tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.



Nesta nova fase, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como treinamentos e cinema. Entre os dois caminhões, haverá também uma tenda, de 150 m2, com uma exposição.



A cenografia do projeto também mudou. Agora, os caminhões terão um cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Além disto, um dos caminhões contará com um espaço com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.



Nesta jornada, serão revisitados municípios litorâneos que receberam o projeto nos ciclos anteriores, além de novos locais. As cidades são: São Paulo (SP), de 18 a 20 de maio; Rio de Janeiro (RJ), de 1 a 24 de junho (durante a Rio+20); Fortaleza (CE), de 2 a 15 de julho; Natal (RN), de 23 de julho a 5 de agosto; João Pessoa (PB), de 13 a 26 de agosto; Recife (PE), de 3 a 23 de setembro; Maceió (AL), de 1 a 14 de outubro; Aracaju (SE), de 22 de outubro a 4 de novembro; Porto Seguro (BA), de 12 a 25 de novembro; Salvador (BA), de 1º a 20 de dezembro; Búzios (RJ), de 7 a 27 de janeiro; Vitória (ES), de 4 a 17 de fevereiro; Florianópolis (SC), de 25 de fevereiro a 10 de março e Ubatuba (SP), de 18 a 31 de março.


Projeto itinerante no Viva a Mata 2012

O lançamento da nova fase da exposição itinerante acontecerá no Viva a Mata 2012, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica, que a Fundação SOS Mata Atlântica promoverá, de 18 a 20 de maio, das 9h às 18h, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos e iniciativas, palestras, debates, apresentações teatrais e musicais, oficinas de origami e plantio de mudas, jogos e diversas outras atividades.



Durante o Viva a Mata, os caminhões estarão expostos para visitação e abrigarão a “Sala Exposição Itinerante”, um palco para atividades voltadas a públicos de todas as idades. Na sexta-feira (18/5), às 13h30, haverá uma oficina com dicas de como implantar a observação de aves em reservas particulares, com a ornitóloga Maria Antonietta Castro Pivatto. No mesmo dia, às 15h, acontecerá a roda de conversa “Produção de mudas, desafios e oportunidades”.



No sábado (19/5), o público poderá participar de outras duas rodas de conversa. A primeira será “Plantando Cidadania 10 anos”, às 10h30; às 15h, o tema será “15 anos do Programa de Voluntariado da SOS Mata Atlântica”, que trará histórias e os principais acontecimentos relacionados aos voluntários da ONG. Ainda no mesmo dia, às 16h30, acontecerá o debate “Educação Ambiental Rumo à Rio +20”.



Durante o domingo (20/5), às 13h30, acontecerá uma roda de conversa sobre produtos sustentáveis e, às 15h, a palestra “Gestão de Organizações do Terceiro Setor”.



Educação ambiental pelo Brasil

A nova fase do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, com a temática zona costeira e ecossistemas marinhos, inaugura o quarto ciclo anual da exposição. Somados os três ciclos anteriores, o projeto, que tem o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para todos os lugares onde ocorre o Bioma, já visitou mais de 90 cidades brasileiras que se localizam dentro dos limites da Mata Atlântica, com a participação de mais de 400 mil pessoas nas diversas atividades realizadas.



Até agora, o caminhão já percorreu mais de 30 mil quilômetros no território Nacional, cujas emissões vêm sendo compensadas pela equipe de restauração florestal do programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica. Sempre que possível, o projeto é abastecido com biodiesel e as rotas de cada ciclo são pensadas para emitir a menor quantidade de poluentes.

fonte: http://www.sosma.org.br/blog/?m=201205



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores