21 de junho de 2012

MESTRADO PROFISSIONAL

 

ESCAS


Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (área Biodiversidade)

Curso reconhecido pela Portaria Nº. 1.140 - DOU 10/10/2008 .


Realizado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e reconhecido pelo MEC, o curso strictu sensu prepara os alunos para serem líderes em conservação da biodiversidade e sustentabilidade, incentivando propostas inovadoras e práticas, focadas nas reais necessidades do mercado.
Realizado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e reconhecido pela CAPES, o curso strictu sensu prepara os alunos para serem líderes em conservação da biodiversidade e sustentabilidade, incentivando propostas inovadoras e práticas, focadas nas reais necessidades do mercado
O mestrado acontece no campus em Nazaré Paulista (São Paulo) e também na cidade de  Uruçuca (Bahia). Em Nazaré Paulista, as aulas são intensivas e os alunos moram perto do campus da universidade, cercados por Mata Atlântica, onde têm a oportunidade de conviver em uma atmosfera favorável ao conhecimento, em contato com renomados professores atuantes no mercado e pesquisadores científicos do IPÊ. Para isto, o programa oferece facilidades de alojamento e alimentação aos alunos regularmente matriculados (as despesas de hotelaria estão incluídas na mensalidade). Saiba mais . Em Uruçuca, as aulas acontecem no formato modular, com apoio de organizações parceiras. Saiba mais .

Informações Gerais:  (11) 4597 1327  /skype: inscricoes_escas
 

O que esperar do Mestrado Profissional da ESCAS?

  • Formação interdisciplinar;
  • Integração da teoria com a prática; 
  • Formação em princípios filosóficos e ético-valorativos; 
  • Capacitação em conservação e sustentabilidade com participação e envolvimento comunitário; 
  • Capacitação em resolução de problemas e conflitos; 
  • Formação de lideranças

Por que fazer este mestrado?

Para ser um profissional capaz de liderar novas ações e trazer soluções inovadoras, como os desafios do mundo atual necessitam.  Se você é um profissional que sente essa necessidade, se sua instituição ou organização necessita desta reflexão e competências associadas, este é um curso para você.
Visão 

Estabelecer um centro de referência para a educação de líderes que criem e disseminem modelos inovadores de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Objetivos
 
Formar profissionais para desenvolver, implementar e propagar inovações em conservação da biodiversidade de modo integrado a estilos de vida sustentáveis. 
Conteúdo
 
Educar para conservar.  Educar para transformar. Criar modelos novos.  Para que isso ocorra, há necessidade de conhecer o mundo, se familiarizar com o que há de moderno na área de estudo e as reais dimensões dos desafios e das questões a serem tratadas.
O Mestrado inclui disciplinas obrigatórias na área da biodiversidade – conceitos em ecologia e biologia da conservação, além de uma disciplina de metodologia científica, que traz o universo da pesquisa para o aluno.  Para trazer a realidade atual, a contemporaneidade e o estímulo às soluções inovadoras, são oferecidas as disciplinas Seminários e Resolução de Desafios, de conteúdos trans e multidisciplinares e que trazem a riqueza dos docentes atuantes no mercado para o curso.
A formação de  networking é outro aspecto importante. O curso estimula a participação de docentes externos, de modo a criar esta rede de contatos e apoio aos alunos, conforme o interesse de cada um.  


Professores
 
Reitoria: Prof. Dr. Cláudio B. Valladares-Padua  
Coordenação: Profa. Dra. Cristiana Saddy Martins  

Docentes Permanentes
  
Alexandre Uezu 
Angela Pellin 
Arnaud Desbiez 
Claudio B. Valladares Padua 
Cristiana Saddy Martins 
Cristoph Knogge 
Eduardo Humberto Ditt 
Emília Patrícia Médici 
José Eli da Veiga 
Laury Cullen Junior 
Luis Fernando Guedes Pinto 
Marcos Affonso Ortiz Gomes 
Pedro Miguel Pedro 
Suzana Machado Padua 

O que é o mestrado profissional?
“Um mestrado profissional é um novo modelo de operacionalização da formação voltada para a gestão social, a implementação de tecnologias e para o setor público, o terceiro setor e a produção industrial”. De vocação nitidamente interdisciplinar, o MP deve contribuir para integrar saberes sem concentração disciplinar, manifestando grande sensibilidade social, cultural e tecnológica. Mantém estreita relação com a academia, mas sempre em sintonia com a demanda externa à academia. 
Uma distinção entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional é que o primeiro forma pesquisadores, que deverão, por conseguinte – tanto enquanto cursam o mestrado quanto depois – fazer pesquisa, enquanto o segundo forma profissionais, que deverão – no futuro – saber usar, reconhecer e localizar a pesquisa. Para tanto, é conveniente que façam pesquisa durante o MP, mas sem que esta seja a sua vocação ulterior” Marcuschi (2005). 
Preconizamos o aprendizado do pensamento como forma de transformação.  Para isto os participantes (alunos e professores) devem ser expostos a conteúdos diferentes e diversos, e o aprendizado passa a ser decorrência da troca em sala de aula e fora dela.  Não é um processo imediato, e exige dos professores e dos alunos dedicação e tempo para que o aprendizado seja interiorizado e amplo o suficiente para se criar soluções que respondam a questões reais.
Como surgiu esta iniciativa?
Desde a sua criação, o IPÊ tem como parte de sua missão multiplicar o conhecimento adquirido com suas pesquisas e projetos. Assim, criou o CBBC (Centro Brasileiro de Biologia da Conservação) em 1997, com cursos livres de meio ambiente. Mas foi em 2006 que o Instituto lançou as bases da ESCAS (Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade), tendo a Natura como parceira junto com o Instituto Arapyaú, para um mestrado profissional, um sonho antigo da instituição. 
A educação envolve pensamentos, metodologias e ações distintas, e a experiência do IPÊ como uma organização socioambiental é rica em diferentes processos que vão de atividades escolares formais no nível de ensino fundamental ou eventos educativos informais (Padua, 1994; 1997; 2001), até a estruturação e realização deste curso (Padua & Valladares-Padua, 2006). 
Em 2008, a organização e seus parceiros conseguiram colocar em prática o mestrado profissional na área de ecologia e meio ambiente, um programa diferenciado para a conservação socioambiental e sustentabilidade que une gente e natureza de forma harmônica, saindo da teoria para práticas que surtam efeitos concretos, que vai além do que é oferecido no mundo acadêmico tradicional. 
Que profissionais queremos formar?
Acreditamos que nosso conteúdo e proposições de reflexões estimulem o protagonismo socioambiental, empoderando nossos participantes para a condução de ações necessárias e pertinentes na área da sustentabilidade.
Os processos que estimulamos, a troca entre pares, os trabalhos dirigidos dentro e fora de sala de aula, a imersão e a troca de conhecimentos/experiências promovem ao longo do tempo um autoconhecimento que aumenta a auto-estima, qualidades desejáveis em qualquer profissional moderno que tenha que lidar com resolução de desafios complexos.  
O que os alunos produzirão neste curso? 
O curso tem como  finalidade a ação ligada à conservação e à sustentabilidade.  O  mestrado profissional garante a flexibilidade necessária à ação e à inovação.  Os alunos são estimulados a apresentar produtos aplicados como trabalhos de conclusão, o que ganha grande significado educativo, já que tais produtos poderão ser estendidos para suas vidas após a conclusão de sua formação.  
Mestrado profissional na Bahia
Por meio do Instituto Arapyaú  este modelo de educação foi estendido para a região do Sul da Bahia, com o objetivo de fomentar ações de desenvolvimento regionais. Assim, foi criado ocurso Extra-Campus, com o mesmo conteúdo em um formato modular, tendo a  FIBRIA como parceira neste processo desde 2010.
O formato modular é subsidiado parcialmente pelos parceiros, e os candidatos têm que atender ao pré-requisito de serem profissionais atuantes na região onde o curso acontece.  Por este motivo, é uma iniciativa que necessita de renovação das parcerias para sua continuidade.

IPÊ, Natura e Instituto Arapyaú

Parceria para a formação de líderes em conservação e sustentabilidade socioambiental.

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