14 de maio de 2011

SANTO AMARO: CONTAMINAÇÃO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA

A contaminação com escória de chumbo que existe há mais de 50 anos em Santo Amaro será tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, na quinta-feira (26).

Nesta sexta-feira(13) durante discurso no plenário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu que a cidade precisa de uma ampla intervenção para acabar com esse problema. “Vamos acionar os deputados federais, a administração municipal e o Governo da Bahia, além de buscar alternativas no chamado plano internacional de cooperação, com os organismos tanto ligados à área da saúde quanto à área dos direitos humanos”, disse.

Também participarão da audiência os demais senadores baianos, Lídice da Mata (PSB-BA) e João Durval (PDT-BA). Durante 33 anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), contaminou o município do recôncavo baiano com um passivo ambiental de milhões de toneladas. Por conta do excesso de metais na água e no solo, foram identificadas doenças como anemia, câncer de pulmão e lesões renais.

FONTE: BAHIA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores