14 de maio de 2011

Chapada Diamantina recebe consulta pública do PPA Participativo


Representantes do poder público e da sociedade civil dos 24 municípios do Território de Identidade da Chapada Diamantina estarão reunidos na plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, que será realizado neste sábado (14), no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – na Rua Álvaro Augusto, 897, Ginásio, em Seabra.

O PPA Participativo é coordenado pelas Secretarias Estaduais do Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Sedir) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e no território da Chapada Diamantina contará com o apoio das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Infraestrutura (Seinfra).

O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual. A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

As plenárias do PPA tiveram início em 5 abril, a começar pelo território Portal do Sertão, em Feira de Santana. Os encontros prosseguem durante todo o mês de maio, atendendo os 26 Territórios de Identidade da Bahia, com encerramento em Salvador no próximo dia 27.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, reforça a necessidade da participação popular para a construção das políticas, principalmente do ponto de vista ambiental. “A expectativa é que consigamos, a partir do planejamento, interferir nas políticas estruturantes do estado, para que os processos de desenvolvimento estejam associados à sustentabilidade”, destaca.

De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, com a participação popular pretende-se apresentar caminhos para solucionar os problemas sociais do povo e promover o desenvolvimento econômico da Bahia. “Eu creio que ninguém sabe mais das necessidades sociais e dos investimentos para o desenvolvido econômico do que as pessoas que vivem nas suas regiões”, completou.

Ações – O Governo do Estado, através das suas Secretarias, já realizou diversas iniciativas na região da Chapada Diamantina. A exemplo do programa Água Para Todos, quando foram construídas 1.115 cisternas, perfurados 156 poços, construídos 89 sistemas de abastecimento de água, recuperados sete sistemas de abastecimento de água e ampliados 39.

Os municípios de Nova Redenção, Abaíra, Boninal, Bonito, Iraquara, Lençóis, Palmeira e Wagner ganharam nova pavimentação de ruas e construção de praças, ações que foram realizadas para melhoria dos moradores da Chapada Diamantina.

Na área da agricultura, através do programa Sertão Produtivo, foram distribuídos 1.240 animais, beneficiando 240 famílias, com investimento de R$400,5 mil. Mais de 20 mil projetos foram elaborados, possibilitando assistência a 18.119 mil agricultores, além da qualificação dos agricultores familiares dos municípios de Abaíra, Jussiape, Piatã e Mucugê para a obtenção do “Selo de Certificação de Origem” da cachaça produzida nesses municípios.

Fonte:Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores