O Carrossel Itinerante é um ciclo de palestras que acontece uma vez por mês no auditório do Ciranda Café Cultura & Artes, Rua Fonte do Boi, nº131, 1º andar. O evento é gratuito e livre para todas as idades.
Tema: Permacultura - planejamento para a sustentabilidade
Data: 08 de fevereiro de 2011
Na década de 70 o conceito de permacultura surgiu como uma opção para os problemas enfrentados pela chamada “agricultura convencional”. De lá para cá evoluiu em suas estratégias e, por meio do seu princípio, Cuidar da Terra, desenvolve estratégias e técnicas adequadas ao local, urbano ou rural, cujo elemento fundamental para o sucesso destas iniciativas é o planejamento.
Palestrante: Gilberto Campos, Engenheiro Civil e Presidente do IPB.
Tema: A contribuição da Sistematização de Experiências para o desenvolvimento do campo Agroecológico.
Data: 05 de abril de 2011
Durante mais de uma década o IPB desenvolveu o projeto Policultura no Semiárido em três municípios baianos. Ganhador de vários prêmios, certificado como tecnologia social e apontado pela ONU como uma prática vitoriosa no combate à fome e à pobreza no Brasil, o projeto gerou inúmeros processos de aprendizagem. Mediante esforço de reconstrução da experiência por meio da sistematização e da análise crítica, foi possível identificar significativas lições, que serão compartilhadas durante o carrossel.
Palestrante: Cinara Del'arco Sanches, Engenheira Agrônoma, Coordenadora do Projeto Policultura no Semiárido
Tema: Conhecendo as Águas Subterrâneas
Data: 03 de maio de 2011
Águas subterrâneas - todos usam, mas não a conhecem
A maior parte da água subterrânea, dentro de algumas centenas de metros abaixo da superfície, está em movimento. Diferente do fluxo dos rios que são medidos em km/h, a água subterrânea se move tão lentamente que as velocidades são expressas em centímetros por dia ou metros por ano. A razão para esse contraste é facilmente explicado. Enquanto que as correntes fluem através de canais abertos, a água subterrânea se move através de pequenas passagens, freqüentemente ao longo de caminhos tortuosos. Por isso, o fluxo da água subterrânea depende, em grande parte, da natureza da rocha ou do sedimento, através do qual ela se move, ela flui para a superfície de rios ou lagos, ou para os oceanos.
Palestrante: Zoltan Romero - Geólogo, Especialista em Recursos Hídricos e Mestrando em Qualidade de Águas Subterrâneas
Nenhum comentário:
Postar um comentário